terça-feira, 26 de novembro de 2013

Artesãs participam de exposições no estado.


  A Secretaria da Mulher de Pernambuco estava com três estandes na 72ª. Exposição de Animais e Produtos Derivados, que encerrou domingo. O evento foi realizado no Parque de Exposição de Animais, no bairro do Cordeiro e, recebeu milhares de pessoas durante os oito dias de realização. 

   Os espaços da SecMulher foram utilizados pelos grupos de mulheres artesãs :Arte da Terra (de Jaboatão dos Guararapes), Rede de Mulheres Tecendo Economia Popular e Solidária (de Recife) e Associação de Mulheres Produtoras de Olinda - AMPO (de Olinda). Também estavam presentes ao local as mulheres artesãs que integram a Comissão Permanente de Mulheres Rurais – PE e a Rede Convergir Mulher.

   Entre os artigos comercializados no local estavam roupas customizadas em algodão cru e jeans, trabalhos em fuxico, pesos de porta, enfeites natalinos produzidos a partir de material reciclado, bonecas artesanais, além de acessórios femininos e outros trabalhos.

   Para o grupo de Mulheres Artesãs de Pernambuco contar com o apoio e a articulação da Secretaria da Mulher para se inserir nesses espaços de exposição e comercialização do Estado é muito importante, pois além de divulgar a imagem e aumentar a geração de renda com a venda das mercadorias, proporciona às mulheres artesãs a troca de experiências e de informações, além de contato direto com o mercado de trabalho e com outras artesãs e profissionais da área.

    Na opinião de Rosinete Maria, artesã do Arte da Terra, a iniciativa da SecMulher em apoiar as artesãs é muito importante pois o trabalho da equipe melhorou muito depois que começou a participar das feiras e eventos. “Assim podemos conhecer novos mercados, vender mais produtos e também nos qualificar ainda mais, já que antes de participar das atividades podemos participar de cursos. Peço a Secretaria da Mulher para não deixar de dar essas oportunidades a nós, mulheres artesãs”, comentou.

   Duas gerências da SecMulher estavam com ações na exposição, a Gerência de Articulação e Interiorização das Ações de Gênero – GERAI e a de Programas de Ações Temáticas, GEPAT. A iniciativa em apoiar a inserção das mulheres artesãs nos espaços de divulgação, exposição e comercialização do Estado objetiva contribuir para a geração de renda e dar maior autonomia a este segmento.

   Para Aparecida Apolinário, da GERAI, é uma oportunidade das mulheres rurais artesãs de conhecerem o mercado de trabalho e de se fazerem conhecer por ele. Já Maria PanKararu, uma das mulheres da CPMR-PE, presentes na Exposição, com seus anéis, brincos, cocares e instrumentos musicais artesanais, produzidos com sementes penas e madeira registra que: “a importância em participar dessas feiras é que além de comercializar meus produtos, posso divulgar o trabalho produzido pelo meu povo”.

  Já para Janete Rodrigues, técnica responsável pelas ações de fomento ao artesanato, da GEPAT a inserção das artesãs nos espaços de comercialização cria novas oportunidades de exposição, comercialização e construção de novas parcerias que irão assegurar futuras comercializações. Ao longo do ano a GEPAT fortalece os grupos de mulheres artesãs através de cursos e oficinas direcionadas a cada segmento assegurando que as mesmas sejam fortalecidas e empoderadas economicamente.

FÓRUM DE RECURSOS HUMANOS - A SecMulher também participou do III Fórum Global de Recursos Humanos para a Saúde, que aconteceu no Centro de Convenções, em Olinda. O evento foi promovido pelo Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias Estadual Saúde e as Secretarias de Saúde Municipais de Recife e Olinda. A Secretaria esteve presente no espaço da Mostra de Artesanato de Pernambuco, em dois estandes com os grupos de artesãs da Arte da Terra (de Jaboatão dos Guararapes), Chama Viva (de Recife) e Mimo de Mulher (de Paulista).

  Entre os produtos artesanais comercializados no local pelos grupos de mulheres artesãs, as bonecas educativas foram as mais procuradas, já que são muito úteis para ilustração de noções preliminares sobre amamentação e parto. Além delas, as bonecas tradicionais, as roupas de algodão cru do grupo Arte da Terra e necessaires e estojos de algodão com apliques de temas referentes a fauna e flora nordestina foram bastante concorridos pelo público.

  Janete Rodrigues disse que a participação da SecMulher no Fórum cumpre a meta de fomento ao artesanato com propósito de empoderar, dar autonomia e gerar renda para os grupos de mulheres artesão do estado de Pernambuco.



Da: Sec. da Mulher/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário