quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Tartaruga é encontrada morta na Praia da Conceição, em Paulista.



d3a7da580cc983953896322cd4450109.jpg
Animal - um macho de 1m20 de comprimento total e 75 quilos - morreu afogado
Foto: Divulgação / Adriano Artoni


  Uma tartaruga da espécie cabeçuda foi encontrada morta na tarde desta quarta (27) na Praia da Conceição, no bairro de Pau Amarelo, em Paulista, no Grande Recife. O animal - um macho de 1m20 de comprimento e 75 quilos - chegou boiando na praia, com características de afogamento por ficar preso em rede de contenções. 


  Segundo o ambientalista voluntário Adriano Artoni, a tartaruga foi encontrada por moradores da área, que o acionaram para realizar o resgate. Artoni retirou o animal da água, fez as medições necessárias e aguardou a chegada dos órgãos competentes. Equipes da prefeitura de Paulista foram ao local para recolher o animal, que pode ser enterrado no local onde foi encontrado ou levado para algum aterro sanitário.

http://produtos.ne10.uol.com.br/saojoao/wp-content/uploads/2013/11/tartaruga2_470.jpg
Equipes da Prefeitura de Paulista esteve no local para recolher o animal (Foto: Divulgação / Adriano Artoni)

  De acordo com Artoni, somente nesta semana quatro tartarugas foram encontradas mortas em praias da Região Metropolitana do Recife (RMR). Três da espêcie verde - duas fêmeas e um macho - foram resgatadas, sendo duas em Piedade e uma em Olinda.

ESPÉCIE - A tartaruga-cabeçuda também é conhecida como tartaruga-comum, tartaruga-amarela, tartaruga-meio-pente e até tartaruga-mestiça. A espécie marinha é uma das mais comuns nos Oceanos e se encontra ameaçada de extinção. 
  Os animais desta espécie tem, em média, 90 centímetros de comprimento já na idade adulta. Os maiores podem chegar até 270 centímetros. Quando crescida, pesa aproximadamente 135 quilos, podendo chegar aos 450 quilos. 

 A cor desta tartaruga varia do amarelo ao marrom, com casca geralmente marrom-avermelhada. A diferença externa mais aparente entre fêmeas e machos é que os machos adultos têm caudas mais grossas e mais curtas que as fêmeas.

Do: NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário