quarta-feira, 21 de novembro de 2012

Aproveite compras online com segurança.

 Conheça dicas para evitar problemas ao comprar em lojas online.

Compre com facilidade pela web com segurança.

 O Brasil possui um grande número de pessoas que compram em lojas virtuais. Segundo dados do site E-commerce Brasil, no país já existem 37 milhões de consumidores que optam pelo e-commerce na hora de fazer compras. 

 Porém, alguns usuários ainda não estão familiarizados com o ambiente virtual de compras, o que pode acabar gerando problemas devido à exposição de dados indevidos ou a má escolha de uma loja online. 

 Grandes sites de varejo eletrônico possuem um certificado de autenticidade e sistemas de segurança para garantir que não haverá problemas nem roubos de dados do usuário.

 Atualmente, também existem dois tipos de selos: os que monitoram a qualidade do serviço e os prazos prometidos pelo site, e também o modelo SSL (Secure Sockets Layer), que atesta a autenticidade do domínio e cria entre o usuário e o servidor do portal um canal de criptografia. 

 Um grande evento que acontecerá na próxima sexta-feira (23) no e-commerce brasileiro será o Black Friday, onde diversas lojas online e empresas darão descontos especiais, que vão até 90%. (Saiba mais aqui).

 Conheça abaixo algumas dicas básicas de segurança para não enfrentar problemas na hora de aproveitar os descontos do Black Friday brasileiro ou do e-commerce no restante do ano. 

- Pesquisa: 

 Na internet há diversos sites com ferramentas de comparação de preços de produtos nas lojas online. Caso você descubra uma loja com um bom preço, verifique se a loja é conhecida e pesquisa a opinião dos usuários sobre ela. Serviços como o site Reclame Aqui e até mesmo o Twitter podem dar pistas sobre a qualidade de uma loja. 

 Também é importante desconfiar de preços muito abaixo do mercado e lojas recém-criadas, principalmente na época de fim de ano. 

- Verifique: 

 Caso você tenha acesso a a uma oferta interessante de um site, mas ainda desconfie da sua procedência, há maneiras de verificar sua validade. Caso o mesmo tenha um endereço terminado em ".br", no site Registro.Br e inserir o endereço na loja. O site informará o CNPJ em que o endereço do site está registrado. 

 No site da Receita Federal, também é possível verificar a inscrição da empresa, e informações como data de registro, situação cadastral e endereço. 

- Segurança no site: 

 Lojas online e outros sites que fazem transações envolvendo dinheiro ou outros dados importantes possuem um símbolo de um cadeado no endereço de destino. O símbolo é a garantia de que o site oferece um ambiente seguro para que a compra seja efetuada. 

 Selos de segurança também devem ser motivos de atenção. Empresas costumam exibir em seu site informações como o nível de segurança e prêmios com forma garantir a qualidade. 

- Use um dispositivo seguro:

 É importante manter seu computador seguro, principalmente quando é necessário acessar algum serviço de Internet Banking ou fazer compras online. 

 Preferencialmente utilize computadores em que você confie para efetuar suas compras, evitando computadores públicos, como os de cibercafés e lan houses. Também é preferível evitar comprar através de gadgets utilizando uma rede Wi Fi pública. 

 (Conheça outras dicas de como garantir a saúde do seu computador no link).
 
Do: Leia Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário