Capacitação será para minimizar os impactos da chegada dos
grandes empreendimentos.
Grandes empreendimentos, a exemplo da Jeep, trazem impactos
Diego Nigro/JC Imagem
Onze municípios da área norte de Pernambuco (Mata e Região Metropolitana do Recife), impactados pela chegada de grandes investimentos, a exemplo da fábrica da Jeep e do Polo Farmacoquímico, serão beneficiados com ações de fortalecimento institucional, por meio de parceria entre a Agência Estadual de Planejamento e Pesquisas de Pernambuco (Condepe/Fidem) e aSuperintendência do Desenvolvimento do Nordeste (Sudene).
O convênio prevê a realização de oficinas de trabalho e fóruns para capacitar 110 técnicos das prefeituras locais, que vão atuar em políticas públicas de Planejamento Urbano e Ambiental. A proposta é capacitar as administrações municipais para que se preparem tecnicamente e exerçam o controle nessas áreas. O investimento é de cerca de R$ 220 mil.
Atualmente está em fase de contratação da empresa que vai apoiar tecnicamente a capacitação. Serão contemplados os municípios de Abreu e Lima, Araçoiaba, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Paulista, na RMR; e,Condado, Goiana, Itambé, Itaquitinga e Timbaúba, na Mata Norte. Segundo o presidente da Agência Condepe/Fidem, Flávio Figueiredo a ação reflete a preocupação em dotar as prefeituras locais, de um novo modelo de gestão, onde sejam incorporadas ações de planejamento e as questões referentes ao controle e ao ordenamento territorial, da sustentabilidade ambiental e da equidade social, frente ao novo dinamismo econômico e a intensa mobilidade social, que concretamente influenciarão na produção e reprodução do espaço urbano dos municípios.
A ideia é evitar que se repita na área norte o que aconteceu no Litoral Sul, com a implantação da Refinaria Abreu e Lima e de outros empreendimentos de grande porte no Complexo de Suape, em Ipojuca.
Do: NE 10.
Nenhum comentário:
Postar um comentário