quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Chefe de projetos estratégicos do Governo será o interventor do presídio de Itaquitinga.

  Renato Thièbaut vai verificar o que já foi construído, adequações e prejuízos.


  O chefe de gabinete de projetos estratégicos do Governo de Pernambuco, Renato Thièbaut, foi o nome escolhido como interventor do presídio de Itaquitinga, na Mata Norte do Estado, que está com a obra parada desde 2012. O papel do chefe de gabinete será de coordenar o levantamento do inventário do que existe na unidade, verificar o que já foi construído, possíveis adequação de engenharia e prejuízos que tenham corridos ao Estado. Renato é bacharel em Direito e já assumiu cargos públicos como chefe de gabinete nas duas administrações do ex-governador Eduardo campos.
   Os serviços no presídio de Itaquitinga estavam sendo tocados através de uma Parceria Público Privada (PPP), mas foram descontinuados após a falência da empresa contratada para executar a obra e posterior gestão do espaço. Com a intervenção a PPP foi extinta e a obra será apenas pública.
  Segundo o secretário de Justiça e Direitos Humanos, Pedro Eurico, no prazo da decretação do Estado de Emergência, o Governo poderá fazer dispensas de licitação para dar continuidade aos trabalhos de conclusão do presídio, que a partir de agora passa a ser o responsável pelo local. A unidade está com 62% das obras físicas concluídas e deverá ter 3.500 vagas para presos. O secretário, porém, não deixou claro se haverá dispensa de licitação para a retomada dentro do prazo de seis meses, ou se será seguido o tramite de licitar uma nova firma para dar sequência as obras.
 Revistas - Pedro Eurico também falou que as revistas nas unidades prisionais serão diárias e constantes e que não vai permitir a utilização de armas por parte dos presos. Hoje, segundo o gestor, ocorreu pela manhã uma vistoria na unidade Barreto Campelo, em Itamaracá.
Da: Folha PE.

quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefeitura do Recife aposta em Pacto Metropolitano de Turismo.

 Parceria entre 13 municípios da Região Metropolitana do Recife desponta como principal medida para fortalecer a cadeia turística local.

Itapissuma é um dos municípios contemplados pelo projeto municipal. Foto: Annaclarice Almeida/DP/DA Press.


   Nos primeiros 15 dias de 2015, a Prefeitura do Recife anunciou aquele que já figura como a principal medida voltada à cadeia turística local: o Pacto Metropolitano de Turismo. Em parceria com o Recife, outros 12 municípios da Região Metropolitana farão parte do projeto. São eles: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma. A ideia é trabalhar o turismo de forma unificada, considerando a RMR como um todo. Algo que vem sendo apontado pelo trade turístico como necessário há alguns anos.

  Firmado no dia 1º de abril de 2014 e publicado no Diário Oficial do Recife no dia 28 de junho, o acordo tem início com duas linhas de atuação: a criação do Olha! Metropolitano, expansão do projeto de sensibilização turística Olha! Recife, que incita a circulação por áreas vizinhas à capital; e a disponibilização de uma área específica para os municípios parceiros que quiserem montar um estande promocional durante o Recife Antigo de Coração, que acontece na Avenida Rio Branco, no último domingo de cada mês. No primeiro caso, a ideia é que a população vá ao município. No segundo, é o município que vai ao encontro das cerca de 50 mil pessoas que frequentam o evento. Inicialmente, o projeto tem validade de três anos.

  A primeira ação do grupo, no entanto, foi a produção de folheteria conjunta com informações sobre todos os municípios envolvidos. Exemplares já estão disponíveis nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) espalhados pela capital. Entre as ideias a serem postas em prática, estão a criação de roteiros integrados, o levantamento de locais devidamente adaptados a cadeirantes e uma pesquisa de opinião nas 13 cidades. "Recife como capital tem um papel claro. É por onde as pessoas chegam e é daqui que saem pra outras cidades de Pernambuco. Vamos manter esse papel, de reunir e pensar junto pra todos saírem ganhando", prometeu o prefeito do Recife Geraldo Júlio.

Do: DP.

CPRH orienta sobre período de proibição de captura do caranguejo-uçá.

  A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), por meio da Área de Proteção Ambiental (Apa) de Santa Cruz, realizou no sábado (17), ação de conscientização ambiental, nos municípios de Itapissuma, Itamaracá e Goiana, no litoral norte do estado, com o objetivo de informar a população sobre o período de "andada" do caranguejo-uçá.


  Os locais de comercialização deste crustáceo (bares, restaurantes e mercados), assim como as comunidades pesqueiras, foram o foco da atividade que incluiu a distribuição de informativo com as datas de proibição para coleta e comercialização e de um "caranguejímetro"- uma espécie de régua que aponta o tamanho correto que o crustáceo deve apresentar para que possa ser coletado.

  De acordo com o gestor da Apa de Santa Cruz, Cosme de Castro Junior, "o crustáceo deve ter mais de seis centímetros de carapaça para que possa ser apanhado", destacou.  De acordo com a Instrução Normativa Interministerial nº 09/2014, a lei de crimes ambientais nº 9605/1998 e o Decreto nº 6514/2008, quem for flagrado pescando ou comercializando o caranguejo-uçá nas datas proibidas pode ser autuado com detenção de um a três anos e ser multado com valores que variam de 700 a 100 mil reais, além de ter que pagar 20 reais por cada unidade do caranguejo. Os animais também serão apreendidos.

  As pessoas físicas ou jurídicas que atuam nas capturas, manutenção em cativeiro, conservação, beneficiamento, industrialização ou comercialização da espécie, poderão realizar estas atividades durante o período de andada, exclusivamente, quando fornecerem, até o último dia útil que antecede o período de andada, a relação detalhada do estoque. Em Pernambuco, esta lista poderá ser entregue no Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) ou no Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).


Em 2015, os períodos proibitivos de pesca do caranguejo são:

1° Período: De 6 a 11 de janeiro, e de 21 a 26 de janeiro;
2° Período: De 04 a 09 de fevereiro, e de 19 a 24 de fevereiro;
3° Período: De 6 a 11 de março, e de 21 a 26 de março.

Mais informações:

Cosme Castro Junior - Gestor da Apa de Santa Cruz - (81) 9977 8367

Da: CPRH.

Campanha de solidariedade em favor dos animais.


  A Sociedade de Defesa da Vida Animal é uma entidade que mantém um abrigo de animais abandonados pelas ruas. Atualmente possui mais de 100 animais abrigados e necessita de 50kg de ração diariamente para alimentá-los. 

  Pedimos a colaboração de pessoas de bom coração que possam doar ração ou contribuição em dinheiro para compra desses alimentos. Contatos pelos tel:(81) 8508.1786/ 9641.4772/ 9496.2774 – As doação também podem ser feitas em deposito bancário: Banco Itaú, agencia 7474, conta: 09701-6. 

Do: Fernando Melo – Igarassu / PE.

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

Caminhos tortuosos para a Ilha.

 Motoristas ficam no prejuízo enquanto o acesso para Itamaracá aguarda conclusão de obras que não têm previsão de serem retomadas.




Carro passa perto de cratera aberta pelas chuvas. Foto: Blenda Souto Maior/DP/D.A Press

“Não faz nem uma semana que caí com o carro em um buraco enorme. A dianteira do veículo está danificada. É preciso dar um jeito nessa estrada”. O desabafo do operador de sistemas Severino Ramos, 67 anos, ilustra a situação da rodovia PE-35, a ligação entre a BR-101 e a Ilha de Itamaracá. Em pleno verão, a estrada que dá acesso ao destino do Litoral Norte aguarda obras que não têm previsão de serem concluídas.


A reforma teve início em janeiro de 2014 e deveria ter sido entregue em dezembro. O serviço ficou paralisado após a Caixa Econômica emitir uma notificação formal para suspender os serviços até que se equacionassem empenhos pendentes. O investimento é de R$ 12,3 milhões e o governo do estado já aportou o correspondente à contrapartida integral, no valor de R$ 872,3 mil, informou a Secretaria de Turismo, responsável pela requalificação através do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur).


De acordo com a Setur-PE, não há como determinar prazo de conclusão nem retomada. “Aguarda-se a liberação do Ministério do Turismo e da Caixa para retomar as obras”, disse a secretaria estadual. O projeto de recuperação dos 18 km incluía terraplenagem, pavimentação, drenagem e sinalização.


Rotatória
Outra obra que também está paralisada é a Rotatória da PE-35, em Igarassu, próxima à Unidade Mista de saúde do município. Os trabalhos tiveram início em julho de 2014 e tinha previsão de entrega no último mês de novembro. De acordo com a Setur-PE, 70% dos serviços foram concluídos. “Falta a execução nas áreas com necessidade de desapropriação, que é de competência da Polícia Militar”, justificou a secretaria. Segundo a pasta, “não há como definir prazo para término da obra”.

Do: DP.

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Lia de Itamaracá pede ajuda para reerguer Centro Cultural.

  Estrutura de madeira do espaço da cirandeira desabou em janeiro de 2014, e não foi reformado por falta de verbas.


Bernardo Dantas/ DP/D.A Press.

  A cirandeira Lia de Itamaracá encabeça o Projeto Cirandar as Mãos, uma campanha de arrecadação de fundos para reconstruir o Centro Cultural Estrela de Lia (CCEL), localizado na praia de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá. O espaço desmoronou após fortes chuvas e ventos que derrubaram a estrutura de madeira e palha de coqueiro. O incidente ocorreu em 9 de janeiro de 2014. Após um ano, dez artistas e voluntários se unem para apoiar e divulgar a campanha, entre eles Roger de Renor, Lúcia dos Prazeres, Nilton Pereira e Clênio Sierra de Alcântara. 


 Sem ter um local como base do seu trabalho na ciranda, Lia, que completa 71 anos nesta segunda-feira (12), não está clima de festa. Ela costuma comemorar todo os anos com uma roda de ciranda, e escolheu, nesse ano, passar em branco. “Não quero fazer festa, fico sem ânimo. Sinto como se estivesse faltando uma parte para a alegria está completa”, lamenta. “Tenho fé em Deus que vou conseguir reerguer o centro”.


  O CCLE funcionou intensamente de 2005 a 2009. A programação oferecia atividades gratuitas como oficinas de percussão, confecção de instrumentos e cerâmica e cursos profissionalizantes de confecção de doces artesanais, além de penteados afro. O local também era ponto de encontro de artistas locais e grupos de tradição popular.


  Através da plataforma Catarse, o Cirandar as mãos(clique aqui para ajudar) pretende arrecadar cerca de R$ 170 mil para realizar obras de revitalização do espaço. O projeto é assinado pelo arquiteto Demétrio Albuquerque. "Queremos através dessa campanha que cada pernambucano e itamaraquense, que goste de ciranda, possa cooperar e tenha a possibilidade de ajudar”, reforça Lia de Itamaracá.


 Em janeiro de 2014, um acordo havia sido firmado durante reunião na sede provisória do Governo de Pernambuco, no Centro de Convenções, acompanhada pelo secretário de Cultura, Marcelo Canuto, e pelo secretário executivo de Articulação Política da Casa Civil, Yves Ribeiro, que prometia reconstruir o CCEL. As negociações não foram adiante.


  No ano de 2013, um projeto da Secretaria das Cidades de requalificação e revitalização da Orla de Jaguaribe incluía a reforma do Centro Cultural Estrela de Lia. "Em relação ao projeto de revitalização da Orla de Jaguaribe, localizada no município de Itamaracá, a Secretaria das Cidades informa que está aguardando a retirada dos comerciantes, pescadores e moradores locais da área. A Secid aguarda a conclusão dessa etapa para dar o encaminhamento necessário", afirmou em nota.


+projeto

  O projeto de reconstrução do Centro Cultural Estrela de Lia é baseado em conceitos de sustentabilidade. A obra prevê a reconstrução da palhoça principal, do palco, de uma cozinha para funcionar como escola de culinária, além do bar e banheiros. Os banheiros vão receber tecnologia para transformar dejetos em biogás. Ainda inclui a instalação de placa solares com o objetivo de não poluir a praia. 




  Projeto assinado pelo arquiteto Demétrio Albuquerque irá reconstruir o Centro Cultural Estrela de Lia, na ilha de Itamaracá. Foto: Cirandar as Maõs/Divulgação


+ORÇAMENTO 
Projeto arquitetônico: R$ 7.626,15 (4,5%)
Material de construção: R$ 81.346,60 (48%)
Mão de obra: R$ 26.267,85 (15,5%)
Administração + encargos + acompanhamento do projeto: R$ 20.336,40 (12%)
Recompensas: R$ 8.473,50 (5%)
Postagens: R$ 3.389,40 (2%)
Catarse: R$ 22.031,10 (13%)
Total: R$ 169.470,00

Do: DP.

sábado, 10 de janeiro de 2015

Tarifa de ônibus aumenta 12% e provoca revolta de passageiros no Recife.

Empresários ficaram insatisfeitos com o aumento das tarifas e defendiam o percentual de 24%.

Reprodução/TV Jornal
  O reajuste das passagens dos ônibus foi definido durante a reunião do Conselho Superior do Transporte Metropolitano, nesta sexta-feira (9). A decisão teve 12 aprovações, do total de 19 votos, para a proposta do Governo do Estado, que sugeriu um aumento de 12,93%. A tarifa do Anel A, que corresponde a 80% dos coletivos que circulam no Grande Recife, subiu de R$ 2,15 para R$ 2,45. O Anel G passou de R$ 1,40 para R$ 1,58. O valor da tarifa B continua custando R$ 3,35 e o anel D permanece em R$ 2,65. O aumento começará a valer a partir da próxima segunda-feira (12).
 Os empresários ficaram insatisfeitos com o aumento e defendiam o percentual de 24%. Os representantes dos usuários defendiam  reajuste zero e melhorias na qualidade do transporte público. O Governo garantiu 400 novos coletivos, que devem ser entregues este ano. Cerca de 200 poderão ser fornecidos ainda no primeiro semestre. Também ficou definido o passe livre para 310 mil alunos da rede pública de ensino, que só poderão usar com destino às escolas. A medida começa a valer a partir de julho. Os estudantes não concordaram com os números, desejaram o livre destino e também o acesso do bilhete aos universitários.
Durante definição do percentual de aumento das tarifas, um protesto com estudantes e trabalhadores tomou conta das ruas do centro do Recife. O trânsito ficou complicado em muitos pontos da cidade. Os manifestantes se concentraram em frente ao Grande Recife Consórcio de Transporte por volta das 7h. O objetivo era interromper a reunião de reajuste das passagens que estava marcada no local, mas o encontro dos empresários aconteceu no Centro de Convenções de Pernambuco, em Olinda.

Gritos de ordem, bandeiras e faixas foram expostas nas passeatas durante boa parte da manhã. Os manifestantes abriram o microfone para que todos pudessem dar suas opiniões a respeito dos coletivos. O advogado e representante do grupo "Luta pelo Transporte Público", Pedro Josephi, questionou a necessidade das novas tarifas e a ausência do bilhete único proposto por Paulo Câmara durante as campanhas eleitorais. O protesto também contou com apoio dos Metroviários, dos Correios e do Sindicato dos Rodoviários. 
Reprodução/TV Jornal
A posição das empresas de ônibus também foi questionada. Ainda segundo o sindicato, é possível oferecer transporte público de qualidade com tarifas baixas. De acordo com Camila Falcão, presidente do DCE da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), não é justo que as passagens aumentem de preço. Os manifestantes saíram em caminhada com destino à Secretaria das Cidades de Pernambuco. O protesto foi acompanhado de perto por viaturas da Polícia Militar (PM) e da Companhia de Trânsito e Transporte Urbano (CTTU).

Da: TV Jornal.

Três jovens são mortos a tiros em Itamaracá.

 Polícia acredita que crime seria motivado por tráfico de drogas.
  Cenário encontrado é característico de mortes por execução.


 Três jovens foram mortos em Jaguaribe,Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco, durante a madrugada desta sexta-feira (9). Um deles tinha 18 anos, já os outros dois eram adolescentes de 17 anos. Um deles tinha passagem pela polícia, por ter roubado um celular. De acordo com a polícia, o triplo homicídio tem características de execução.
  Os corpos das vítimas foram encontrados num monte de areia. Elas teriam sido mortas de joelhos, com tiros na cabeça. De acordo com a delegada Alcilene Marques, que estava de plantão e foi até o local, o quadro é característico de execução, possivelmente com mais de um executor. A suspeita é de que o crime tenha sido motivado por disputa ou dívida com o tráfico de drogas.
  Com os jovens, foram encontrados papelotes de maconha, uma lanterna e um celular. “Encontramos uma lanterna típica de mineração, das que são utilizadas na testa, justamente para facilitar a movimentação em áreas escuras e com as mãos livres”, explica a delegada. A polícia trabalha com duas hipóteses - de que as vítimas seriam usuários de drogas ou de que praticariam furtos em casas de veraneio.

 
Imagem: Whatsapp

Do: G1/PE.

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Festa de Itapissuma.


Volta pra casa foi complicada.



Veja link abaixo:
http://g1.globo.com/pernambuco/bom-dia-pe/videos/t/edicoes/v/volta-para-casa-foi-complicada-apos-fim-de-semana-prolongado/3871402/

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/v/volta-para-casa-foi-complicada-apos-fim-de-semana-prolongado/3871402/

Do: G1/PE.

Itamaracá tem praia agitada de um lado e calma de outro.






Vejam os links:
http://g1.globo.com/pernambuco/bom-dia-pe/videos/t/edicoes/v/bom-dia-pernambuco-programa-de-segunda-feira-05012015-na-integra/3871787/

http://globotv.globo.com/rede-globo/bom-dia-pe/v/itamaraca-tem-praia-agitada-de-um-lado-e-calma-de-outro/3871379/

Do: G1/PE.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Estudo da CPRH aponta 13 praias consideradas impróprias para banho em PE.

  Os locais mais críticos do estudo ficam nos bairros de Casa Caiada e Carmo, em Olinda.

Reprodução/TV Jornal

  Treze praias do litoral pernambucano foram consideradas impróprias para banho pela Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH). O Estado teve 47 pontos monitorados e em 18 trechos foi verificado altos índices de coliformes fecais. A Praia de Boa Viagem, bastante frequentada também por turistas, está fora da lista. Os problemas do local são os chuveiros que estão contaminados.

   Um dos trechos citados no relatório da pesquisa fica em frente à Rua Betânia, no bairro do Janga, em Paulista. Muitas residências do bairro despejam o esgoto direto nas águas da orla. A coloração esverdeada indica que o local apresenta problemas de saneamento. A Agência Estadual de Meio Ambiente também identificou pontos impróprios para banho em Itamaracá, Jaboatão dos Guararapes, Recife, Sirinhaém, São José da Coroa Grande e Olinda. 

  Os locais mais críticos, de acordo com o estudo, ficam em Olinda. Um deles está localizado próximo ao Hospital Esperança, no bairro de Casa Caiada, e o outro perto da agência dos Correios, no bairro do Carmo. Nessas praias os banhistas precisam dividir espaço com embalagens plásticas e caixas de isopor, além da poluição da água.
   Confira os locais impróprios para banho, segundo a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH): 
OLINDA
Praia de Rio Doce (próximo à foz do Rio Doce e a entrada do bairro)
Praia de Casa Caiada (na altura do número 3861 e o Hospital Esperança)
Praia de Bairro Novo (perto do antigo quartel e da Facottur)
Praia do Farol
Praia do Carmo (por trás da agência os Correios)

PAULISTA
Praia de Maria Farinha
Praia de Pau Amarelo
Praia do Janga

DEMAIS LOCALIDADES
Praia da Ilha de Itamaracá (trechos de Jaguaribe)
Praia do Pina, Recife
Praia de Candeias, Jaboatão dos Guararapes
Barra de Sirinhaém, Sirinhaém
Praia de São José da Coroa Grande.

Da: Tv Jornal.

domingo, 4 de janeiro de 2015

TCE julga irregular contas e contratação de shows pela Prefeitura de Itamaracá.


  Por unanimidade a Primeira Câmara do Tribunal de Contas julgou irregular o objeto da auditoria especial, realizada na Prefeitura de Itamaracá, no exercício de 2012. O objetivo foi analisar a execução orçamentária e financeira, enfatizando a redução das disponibilidades do Regime Próprio da Previdência Social, a legalidade das concessões de benefícios eventuais e a existência de controle na contratação direta de artistas. O interessado é o prefeito, à época, Rubem Catunda da Silva Filho.

  A sessão de julgamento ocorreu no dia 19 e foi presidida pelo conselheiro Ranilson Ramos. Representou o Ministério Público de Contas (MPCO) o procurador Gustavo Massa. O relator do Processo TC n º 1301262-9, foi o auditor substituto Adriano Cisneiros.

 De acordo com o voto do relator, foram apontadas no período auditado várias irregularidades, tais como: o não recolhimento de contribuições patronais junto ao Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), no montante de R$ 545.051,50 e das contribuições dos servidores, no montante de R$ 143.335,55.

  A equipe de auditoria observou também a contratação direta de artistas por meio dos processos de inexigibilidade, sem adequada justificativa de preços e a não comprovação de exclusividade de representação dos artistas pelos empresários contratados nos processos.

  Por essas razões, o objeto da auditoria especial foi julgado irregular com aplicação de multa ao prefeito no valor de R$ 6.000,00, que deverá ser recolhida, no prazo de 15 dias do trânsito em julgado desta Decisão, ao Fundo de Aperfeiçoamento Profissional e Reequipamento Técnico do Tribunal.

  Por fim, ficou determinado, ainda, que cópia dos autos seja encaminhada ao Ministério Público de Contas para a devida representação ao Ministério Público Estadual.

Do: DP.

Boi na praia.



  O município de Itamaracá anda tão esquecido pelas autoridades que até mesmo os animais de grande porte circulam livremente por todas as localidades da ilha. 

   Uma vez ou outra os banhistas do Forte Orange se deparam com os bois caminhando na beira da praia. Os animais são criados soltos sem serem incomodados. 

Do: Fernando Melo - Igarassu / PE.

Lixo como fonte de renda.



  As prefeituras municipais gastam enormes quantias em dinheiro no serviço de coleta do lixo nas cidades. Entretanto não transformam os resíduos coletados numa fonte de renda para os cofres públicos. 

  Na maioria das cidades todo o lixo coletado é desperdiçado nos lixões e aterros sanitários. Atualmente existem experiências exitosas mostrando que todos os resíduos sólidos podem ser reciclados e reutilizados como matéria prima para a fabricação de diversos objetos e equipamentos. 

 Na verdade o lixo deveria também ser visto como uma prioridade nas administrações públicas.  O que falta para que nossos governantes desenvolvam na pratica o que aprendemos nas escolas? 


Do: Fernando Melo – Igarassu/ PE.

Perigo exposto no meio da rua em Itamaracá.

  Material que deveria ter sido descartado de forma segura foi

 jogado na via e causa riscos a pedestres.


 /
Concertina com lâminas pontiagudas e enferrujadas estão abandonadas no meio da rua, por trás da Prefeitura de Itamaracá. Isso é desenvolvimento?

Do: JC Online.

Polícia estoura abatedouro clandestino e encontra 750 kg de carne de jumento em Paulista.

  Carne era vendida como se fosse bovina inclusive para restaurantes da praia de Boa Viagem.

A carne de jumento também era vendida a moradores da regiãoReprodução/ Rede Record
 A polícia estourou um abatedouro clandestino na cidade de Paulista, na Região Metropolitana do Recife, no local, foram encontrados 750 kg de carne de jumento. Parte da carne seria vendida para restaurantes na praia de Boa Viagem, no Recife.
 De acordo com a polícia, a carne era vendida como se fosse bovina para os moradores do bairro, mercados públicos de Afogados e Prazeres, além de alguns restaurantes de Boa Viagem.
  Policiais e agentes da Vigilância Sanitária da cidade encontraram diversos animais ainda vivos. Os animais eram maltratados e passavam fome e sede. Havia vestígios de que o abate era feito no mesmo local, onde a carne era escaldada.
Do: R7.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Polícia prende líder de quadrilha que aterrorizava Litoral Sul Paraibano.

  A Polícia Civil da Paraíba, por meio de equipes do Grupo Tático Especial (GTE) da 6ª Delegacia Seccional e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes (DRE) da Capital, prendeu nesta sexta-feira (2), em Igarassu (PE), o assentado Samuel Mariano da Silva, 35 anos, o Samuca. Segundo a Polícia paraibana, ele é responsável por homicídios, assaltos e tráfico de drogas no Litoral Sul paraibano, além de comandar uma organização criminosa com mais de 40 componentes no assentamento Nova Vida, em Pitimbu.
  Segundo o delegado seccional, Aneilton Castro, a ação policial foi iniciada no dia 28 de dezembro. “No dia 31 conseguimos localizar a casa onde Samuca estava, em Igarassu, e no dia 2 de janeiro fizemos a investida com sucesso, ao cumprir o mandado de prisão e ainda realizar flagrante por porte ilegal e receptação de duas armas - roubadas da fábrica de cimento Brennand, em outubro de 2014 - contra ele e Alef Domingos Soares, 20 anos. Uma pequena quantidade de maconha também foi encontrada com ambos”, explicou a autoridade policial.
 Castro ainda destacou que o mandado de prisão estava sob posse da Polícia Civil paraibana há um ano, mas a permanência de Samuca no assentamento Nova Vida retardou a ação policial. “Em nome da segurança dos moradores do local, pessoas inocentes, acompanhamos de perto cada passo dado por Samuel, mas não realizamos investidas pela possibilidade real de troca de tiros, já que o grupo é perigoso. Assim, esperamos que ele, que se sentia escudado, saísse do assentamento e o monitoramos em Goiana, Abreu e Lima, até chegar à última cidade. O trabalho de polícia judiciária foi feito da melhor forma possível e com o apoio irrestrito da 1ª Região Integrada de Segurança Pública, na pessoa do então superintendente Wagner Dorta, e dos policiais da DRE”, afirmou.
 O procedimento de flagrante foi realizado no complexo de Polícia Civil da cidade de Paulista (PE), onde os presos estão recolhidos. Samuel será transferido para a Paraíba tão logo seja encerrado o recesso do Judiciário.
Do: Paraiba.com.br.