quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

Prefeitura do Recife aposta em Pacto Metropolitano de Turismo.

 Parceria entre 13 municípios da Região Metropolitana do Recife desponta como principal medida para fortalecer a cadeia turística local.

Itapissuma é um dos municípios contemplados pelo projeto municipal. Foto: Annaclarice Almeida/DP/DA Press.


   Nos primeiros 15 dias de 2015, a Prefeitura do Recife anunciou aquele que já figura como a principal medida voltada à cadeia turística local: o Pacto Metropolitano de Turismo. Em parceria com o Recife, outros 12 municípios da Região Metropolitana farão parte do projeto. São eles: Olinda, Jaboatão dos Guararapes, Paulista, Igarassu, Abreu e Lima, Camaragibe, Cabo de Santo Agostinho, São Lourenço da Mata, Itamaracá, Ipojuca, Moreno e Itapissuma. A ideia é trabalhar o turismo de forma unificada, considerando a RMR como um todo. Algo que vem sendo apontado pelo trade turístico como necessário há alguns anos.

  Firmado no dia 1º de abril de 2014 e publicado no Diário Oficial do Recife no dia 28 de junho, o acordo tem início com duas linhas de atuação: a criação do Olha! Metropolitano, expansão do projeto de sensibilização turística Olha! Recife, que incita a circulação por áreas vizinhas à capital; e a disponibilização de uma área específica para os municípios parceiros que quiserem montar um estande promocional durante o Recife Antigo de Coração, que acontece na Avenida Rio Branco, no último domingo de cada mês. No primeiro caso, a ideia é que a população vá ao município. No segundo, é o município que vai ao encontro das cerca de 50 mil pessoas que frequentam o evento. Inicialmente, o projeto tem validade de três anos.

  A primeira ação do grupo, no entanto, foi a produção de folheteria conjunta com informações sobre todos os municípios envolvidos. Exemplares já estão disponíveis nos Centros de Atendimento ao Turista (CAT) espalhados pela capital. Entre as ideias a serem postas em prática, estão a criação de roteiros integrados, o levantamento de locais devidamente adaptados a cadeirantes e uma pesquisa de opinião nas 13 cidades. "Recife como capital tem um papel claro. É por onde as pessoas chegam e é daqui que saem pra outras cidades de Pernambuco. Vamos manter esse papel, de reunir e pensar junto pra todos saírem ganhando", prometeu o prefeito do Recife Geraldo Júlio.

Do: DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário