As obras de contenção do avanço do mar na Praia do Janga, em Paulista, no Litoral Norte, serão iniciadas nesta segunda-feira. O prefeito do município, Junior Matuto (PSB) assina ordem de serviço para realização dos trabalhos. A prefeitura optou pela técnica bagwall para proteger a área degradada pela erosão costeira em cinco pontos considerados críticos da orla marítima. Ao todo, 500 metros da faixa de areia serão protegidos com a intervenção. O trabalho tem início após o ato do chefe do Executivo no trecho da praia que fica entre as ruas Henrique Justa e Betânia. A iniciativa é fruto de parceria com o Ministério da Integração Nacional. O investimento gira em torno de R$ 13 milhões.
Além da construção do bagwall, a atual gestão municipal vai realizar a manutenção em um trecho de 2,2 km da orla que já possui a técnica de enrocamento aderente na contenção do avanço do mar. O trecho contemplado tem início na Rua Aureliano Arthur Soares Quintas, no Janga, e segue até a Rua Nossa Senhora Aparecida, em Pau Amarelo. Essa área jamais recebeu algum tipo de intervenção dessa natureza. O trabalho será coordenado pela Secretaria Municipal de Infraestrutura.
O projeto prevê ainda a ampliação em 520 metros do trecho já iniciado da obra de contenção do avanço do mar em Pau Amarelo. Com a iniciativa, a área protegida será superior a 2,5 km de extensão. A intervenção está, atualmente, num trecho da praia que fica após o Forte de Pau Amarelo. O trabalho também é fruto de parceria com o Governo Federal. A assinatura da ordem de serviço acontece às 8h, na Av. Beira-mar, s/n, Janga (em frente ao Bar do Bebeto – O acesso pode ser feito pelas ruas Betânia e Justa Henrique).
Do: Jornal Pernambuco da Gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário