quinta-feira, 7 de novembro de 2013

Em Olinda, feira de ciências reúne 320 projetos de escolas de todo o Brasil.

 9ª edição da Ciência Jovem vai até sexta (1º), no Chevrolet Hall.
 Expectativa é receber mais de 10 mil visitantes em três dias de evento.


Abertura da feira Ciência Jovem aconteceu nesta quarta-feira (Foto: Vitor Tavares / G1)Abertura da feira Ciência Jovem ocorreu na tarde desta quarta-feira (Foto: Vitor Tavares / G1)







 Com a participação de 320 projetos científicos de professores e alunos de todo o País, teve início, nesta quarta-feira (30), a 19º edição da Ciência Jovem, feira promovida pela Espaço Ciência de Pernambuco, no Chevrolet Hall, em Olinda, Grande Recife.  As mais de 10 mil pessoas previstas para visitar o evento, que segue até a próxima sexta-feira (1º), poderão encontrar trabalhos das áreas de mecânica, sustentabilidade, robótica, direitos humanos e gastronomia.
Alunos de Pernambuco trabalham com garrafas PET (Foto: Vitor Tavares / G1)Alunos de Pernambuco trabalham com garrafas
PET (Foto: Vitor Tavares / G1)
 Na tarde desta quarta, a cerimônia de abertura reuniu as delegações dos 26 estados brasileiros e do Distrito Federal. A maioria dos expositores, entretanto, é local, de sete instituições de Pernambuco. Da Escola de Referência de Ensino Médio (Erem) João Bezerra, do Recife, os alunos levaram um trabalho que propõe o reaproveitamento de garrafas PET para a produção de puffs.
 Os estudantes Rafael Vitor Lira e Leidiane da Silva, idealizadores do projeto, trabalham há cinco meses na fabricação das peças. Junto com outros estudantes, já conseguiram arrecadar R$ 1.783, que foram doados a uma instituição de caridade do bairro do Pina, na Zona Sul da capital. "É importante mostrar o trabalho que nos esforçamos para fazer. Fomos atrás de lixos, fizemos campanhas, até conseguirmos fabricar as peças com qualidade", comentou Rafael. Cada puff é vendido pelo valor de R$ 20.

 Após enfrentar dez horas e meia de viagem, a delegação do Acre chegou ao Recife para falar dos animais ameaçados de extinção na Floresta Amazônica. Débora Rodrigues, 9 anos, e Vitória Cristina, 10, viajaram junto a duas professoras e tiveram a oportunidade de ver o mar pela primeira vez, na Ilha de Itamaracá, no Litoral Norte de Pernambuco. "Parece o rio que temos lá na Acre, mas, ao invés de redemoinhos, tem ondas. É lindo", contou Vitória. O trabalho da dupla, da Escola Padre Peregrino Carneiro Melo, de Rio Branco, mostra toda a campanha da instituição para proteger animais como o mico-leão-dourado.
Alunas do Acre viram o mar pela primeira vez em Pernambuco (Foto: Vitor Tavares / G1)Alunas do Acre viram o mar pela primeira vez em
Pernambuco (Foto: Vitor Tavares / G1)
 As viagens dos grupos de outros estados são custeadas pela organização do evento. Além de exposições, a feira conta com apresentações artísticas, comunicações orais de professores, pôsteres e palestras do projeto “Mão na Massa”.
 No final da feira, na sexta, haverá uma premiação para os melhores trabalhos, avaliados por mais de 150 profissionais. Um dos concorrentes na categoria de tecnologia é o do Instituto Federal Norte de Minas Gerais, da cidade de Araçuaí, que enviou as alunas Maria Laura Chaves, de informática, e Karolina Berg, de meio ambiente. Juntas, idealizaram um irrigador automatizado, que reconhece quando a terra está molhada e para de emitir água, evitando o desperdício. "Mais de 70% da água doce do mundo é usada na agricultura. Então, desenvolver meios para economizar é importante. Já estamos chamando atenção de pequenos agricultores", afirmou Maria Laura. As duas enfrentaram doze horas de viagem, entre Belo Horizonte, Brasília e Recife.
Estudantes de MG fizeram um irrigador automatizado (Foto: Vitor Tavares / G1)Estudantes de MG fizeram um irrigador automatizado
(Foto: Vitor Tavares / G1)
 Os projetos premiados representarão a Ciência Jovem nas principais feiras nacionais e até internacionais, com custos de viagem pagos. O evento conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ), Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, Ministério da Educação, Fundação de Amparo à Ciência e Tecnologia do Estado de Pernambuco (Facepe), Secretaria de Ciência e Tecnologia e Secretaria de Educação de Pernambuco.

Serviço
Ciência Jovem
De terça (30) a sexta (1º)
Das 8h às 12h e das 13h às 17h
Chevrolet Hall, Olinda, Grande Recife
Entrada gratuita.
Do: G1/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário