Representantes do Comitê do Plano Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher estiveram reunidos nesta segunda-feira, 09, na sede da Secretaria Estadual da Mulher, com a presença da Secretária da pasta, Cristina Buarque.
A equipe discutiu dois temas importantes sob a ótica de gênero: a elaboração dos Planos Municipais Intersetoriais de Atenção Integral à Saúde da Mulher e a saúde das mulheres pescadoras, a qual compõe uma das ações do Plano Intersetorial.
Trinta e dois municípios já trabalharam em seus Planos Municipais Intersetoriais de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Destes, seis já concluíram os planos: Jaboatão dos Guararapes e São Lourenço da Mata, na Região Metropolitana do Recife, Goiana, na Mata Norte, Garanhuns e Caruaru, no Agreste e Itacuruba, no Sertão. Outros 10 estão em fase de conclusão: Olinda, Moreno, Itamaracá e Ipojuca (na RMR), Palmares (Mata Sul), Lagoa dos Gatos, Bom Conselho, Belo Jardim e Agrestina (Agreste) e Floresta (sertão). Os demais planos estão em fase de revisão ou em construção.
Estes Planos são elaborados em um processo participativo, entre os Organismos Municipais de Políticas Públicas para as Mulheres e as Secretarias Municipais de Saúde, onde são definidas ações que contemplem a Assistência à Mulher em Situação de Violência Sexual, a Feminização da Aids e outras Doenças Sexualmente Transmissíveis, a Doença Falciforme, o Planejamento Reprodutivo, o Câncer de Colo Uterino, de Mama e de Pele.
Além de conversarem sobre as estratégias de ação que estão subsidiando os planos, as(os ) representantes do comitê estabeleceram a meta de duplicar o número de municípios envolvidos na elaboração dos Planos até março de 2014, chegando ao patamar de 64 municípios trabalhando na ação.
O ideal será que pelo menos um dos municípios em cada uma das 12 regiões de desenvolvimento de Pernambuco tenha elaborado o seu Plano Municipal Intersetorial de Atenção Integral à Saúde da Mulher até o próximo ano, disse a Secretária Cristina Buarque.
Com relação à saúde das pescadoras, foi apresentada uma pesquisa realizada pela SecMulher, em 2009, que mostra que o principal problema de saúde deste segmento é referente a doenças na coluna vertebral, devido a postura adotada ao longo do dia (com 73, 95%), seguida de problemas oftalmológicos (68,75%) e da hipertensão (20,83%).
A Secretária Cristina Buarque disse que uma nova pesquisa será realizada com as pescadoras inscritas no programa Chapéu de Palha da Pesca Artesanal, onde este trabalho será mais aprofundado.
Além disso, a equipe do comitê intersetorial avaliará a possibilidade de firmar parceria com entidades de referência em oftalmologia, que ofereçam exame de vista gratuito, para beneficiar as mulheres pescadoras. A ideia é que elas realizem o exame durante as oficinas do programa.
Da: Sec. da Mulher de Pernambuco.
Nenhum comentário:
Postar um comentário