domingo, 1 de setembro de 2013

Audiência pública em Igarassu discute insatisfações da população quanto aos serviços oferecidos pelos bancos no Município.

  O debate teve como objetivo encontrar soluções para diversas reclamações, como a espera demorada nas filas.


  Fora realizada na tarde de hoje (29), a Audiência Pública, de indicação do Vereador Professor Helmilton (PCdoB), para debater a insatisfação da população, que apresenta diversas reclamações quanto aos serviços oferecidos pelas agências bancárias da Cidade. Principalmente no tocante ao tempo que se leva para ser atendido.

  Estiveram presentes, o PROCON Municipal, Sindicato dos Bancários de Pernambuco e gerentes dos bancos na Cidade, com exceção dos Bancos Santander e Itaú.

  O autor da Indicação explanou que o Poder legislativo não podia se furtar ao dever de representar os anseios da sociedade que tem se sentido prejudicada, e mesmo desrespeitada, tendo que perder horas de suas vidas confinadas em agências bancárias. E que este encontro tem o objetivo de que todos os atores envolvidos na questão, discutam juntos e se encontrem caminhos para resolver esses problemas.

   Até porque já existe uma Lei de autoria do Ex-vereador Herbert Bezerra, e sancionada pelo ex-prefeito Ninho, que regula o tempo máximo permitido de espera nos bancos da Cidade: 15 min. em dias normais e dias de pagamentos de servidores públicos e 30 min. em vésperas e após feriados prolongados e finais de semana.

 Aproveitando a oportunidade, o público presente externou suas indignações. E várias situações foram colocadas, como: mau atendimento de funcionários, desconforto, insegurança, e principalmente, o tempo de espera para serem atendidos.

  Depois que alguns vereadores fizeram uso da tribuna, como o Presidente Ademar de Barros (PDT) que também vítima da situação, onde apenas para atualizar dados de sua conta, teve que esperar três horas para se ter o atendimento, que não durou mais que cinco minutos. O mesmo relata o caso de uma senhora que de tanto esperar numa fila na Casa Lotérica de Cruz do Rebouças, caiu e acabou batendo a cabeça num jarro. Foi socorrida para a UPA e lá veio a óbito.

 O Vereador Paulo Uchôa, que fez questão de frisar, achar um desrespeito dos Bancos Santander e Itaú não encaminharem sequer um representante, foi categórico em sua fala sobre as situações apresentadas e como se resolver.

  "Só existem dois caminhos para por fim a esse problema de se esperar tanto tempo nos bancos: ou se passa a multar os bancos, pois mexeria diretamente nos bolsos dos banqueiros, e isso os incomodaria, ou então quando a sociedade começar a protestar dentro das agências." Diz o Vereador.

  Os representantes dos bancos se pronunciaram, onde todos disseram lamentar os fatos, mas que levariam todas as reclamações para serem discutidas com suas diretorias, e se avaliará todo o contexto, a fim de continuarem a oferecer qualidade nos serviços oferecidos.

  O Presidente do PROCON Municipal, Dr. Nelson José, que há pouco tempo está a frente do Órgão, recém municipalizado, foi contundente em dizer que é preciso muito mais que apenas multar aqueles que desrespeitam o direito do cidadão.

  Nelson diz ainda que é preciso que os bancos disponibilizem mais funcionários para atender as pessoas, além de também garantir a segurança dessas.

 Com o pouco tempo da municipalização do PROCON Municipal, e assim em fase de estruturação de recursos materiais e humanos, não pode agir como gostaria, mas que mesmo assim promoverá efetiva fiscalização. E convida a população a procurarem o PROCON todas as vezes que se sentirem lesadas quanto aos seus direitos. Pois o que tiver no alcance do Órgão, este tomará as imediatas providências. E quando for de uma esfera maior, fará os prontos encaminhamentos.

  A Audiência teve fim com um sentimento de esperança que deva-se surtir efeito, embora alguns dos presentes ainda descrentes. E daí, em suas considerações finais, o Vereador Helmilton, que agradeceu a presença de todos, disse que ficará atento às atitudes dos órgãos competentes que podem resolver os problemas, e deixa a mensagem de que é preciso que as pessoas busquem o conhecimento de seus direitos.

  E uma forma de protestar, e até forçar aos bancos melhorarem seus serviços, é de que quando a pessoa não estiver tendo prestação de serviços com qualidade, buscar os serviços de um outro banco. E que passem a cobrar e denunciar o desrespeito a seus direitos.

Do: Pernambuco da Gente.

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