terça-feira, 8 de janeiro de 2013

Tensão e Esperança se misturam durante a posse em Itamaracá.



Prefeito, Vice e Vereadores são empossados

 Em meio a uma das maiores reviravoltas políticas da história de Itamaracá e um clima de aclamação e esperança popular, a posse de Itamaracá misturou a alegria dos eleitos e seus simpatizantes com a tensão da primeira derrota política do Prefeito Paulo Batista (PTB). 


  Por volta das 17 horas, teve inicio a cerimônia de posse na Câmara Municipal da Ilha de Itamaracá, com a presença de mais de 350 pessoas, que superlotaram o plenário da Casa para acompanhar a posse dos 9 Vereadores, do Prefeito Paulo Batista (PTB) e do Vice F Macedo (PPS).

Esperança de um novo governo e tensão da 1ª derrota
política do Governo Paulo Batista marcaram o evento.
  Embora a o clima fosse de festividades pela posse, a tensão das surpreendentes negociatas permeava a solenidade. 

 Desde o término do processo eleitoral, o Prefeito Paulo já havia começado as articulações para a eleição da mesa diretora da Câmara para o 1º biênio do seu governo, onde pretendia eleger o seu aliado político Sargento Edson (PTB) como Presidente. 

  No grupo do Prefeito, as articulações e altas negociações aconteciam para viabilizar o processo, que tinha em vista ter o controle do executivo e do legislativo de uma vez, para dificultar a existência de uma oposição responsável e fiscalizadora, ameaçando a independência do legislativo em relação ao Prefeito, principio este fundamental para a democracia em nível municipal.

Grupo surge para manter a independência do legislativo.
 Numa tentativa de resistir as pressões políticas e de manter a liberdade plena do legislativo, formou-se um bloco político sólido unido aliados do Ex-Prefeito Rubinho Catunda (PT), Vereadores independentes e dissidentes do grupo do Prefeito Paulo Batista, que foram perseguidos por quererem formar uma Câmara forte e livre das amarras do poderio econômico e político. 

 Os Vereadores Luquinha Amaral (PTN), George Baiá (PPS), Celso das Neves (PSB), Galego Móveis (PT) e Diel Casa Show (PRB) se uniram em torno de uma chapa para concorrer a mesa diretora da Câmara, com o ideal maior de manter a independência do legislativo e de trabalhar pela coletividade, resistindo ao ‘favoritismo’ do grupo do Prefeito Paulo na disputa, alcançando a maioria necessária para levar o projeto adiante. Tudo isso aconteceu nos últimos meses, sem que a grande massa itamaracaense se desse conta da complexidade e do dinamismo do mundo da política.

Vereadores prestam o juramento de respeitar as leis e o povo
da Ilha.
 Os cinco Vereadores do bloco de oposição (leia-se oposição responsável) chegaram juntos, foram aclamados pelos seus simpatizantes E subindo as escadas da Câmara de mãos dadas, adentrando o plenário da Câmara, mostrando a força e a união do grupo que se uniu pelo bem comum de Itamaracá. 

 O Prefeito Paulo Batista, o Vice F e os demais Vereadores chegaram cada um a seu momento, sendo igualmente aclamados e festejados pelos seus correligionários. Os simpatizantes do novo Prefeito demonstraram mais uma vez que, Paulo Batista é o emissário da esperança de mudança e renovação a que eles ansiavam em relação ao último governo, mostrando a responsabilidade que recai aos ombros do novo Prefeito de honrar essa confiança.

 A sessão foi presidida que pelo Vereador mais votado do município George Baiá (PPS), contou com a presença de lideranças e autoridades políticas como o Deputado Federal do Litoral Norte, Severino Ninho (PSB/PE) que pronunciou-se na solenidade ressaltando a importância da Ilha de Itamaracá em diversos aspectos, sobretudo no nosso turismo, que deve ser explorado positivamente. Como parlamentar, Ninho assegurou apoio total á nova gestão para a elaboração de iniciativas que ajudem o município.

 Em seu pronunciamento, o Prefeito Paulo Batista (PTB) agradeceu aos familiares, amigos e correligionários pelo o apoio e afeto que tem recebido e reafirmou o seu compromisso de mudar em relação ao último governo. 

 Percebendo que as articulações para ganhar as eleições da mesa diretora não vingaram, Paulo fez um apelo a todos os edis de que não votassem contar os seus projetos que promovessem melhorias na cidade.

 No momento da eleição onde foram postas duas chapas, sendo uma encabeçada pelo Vereador George Baiá (PPS) e outra pelo Vereador Sargento Edson (PTB), foi confirmada a vitória de George Baiá com 5 votos, que foi eleito para um mandato de 2 anos como Presidente, tendo ao seu lado o Vereador Celso das Neves (PSB) como Vice-Presidente da Câmara, Galego Móveis (PT) como 1º Secretário e Luquinha Amaral (PTN) como 2º Secretário para gerir a Casa e trabalhar efetivamente pelo bem comum. A outra chapa que contou com Sargento Edson, Zé Elias (PTB), Manoel Marinho (PSDB) e Paulo Galvão (PMDB) obteve 4 votos.

 Em seu pronunciamento, o Vereador Sargento Edson (PTB) agradeceu o apoio dos pares que votaram nele na disputa e afirmou não se sentir derrotado e sim vitorioso por ter chegado aonde chegou, parabenizando o Vereador George pela sua vitória. 

 O Vereador Luquinha (PTN) na sequência, pronunciou-se parabenizando Edson pela sua postura e ressaltando que se conhece um homem pelas suas atitudes na adversidade. Luquinha também fez questão de ressaltar o papel de resistência e independência desempenhado pelo novo grupo, que surge com o intuito de melhorar a vida do povo itamaracaense. 

 O Vereador Diel (PRB) fez o clima esquentar quando lembrou que logo no inicio da formação do novo grupo, o Vereador Zé Elias (PTB) fazia parte do grupo e que repentinamente o havia deixado. Solicitando um aparte, Zé Elias defendeu-se dizendo nunca ter participado ou apoiado grupo. Ainda em sua fala, Diel desejou sorte a George em sua nova missão e afirmou apoiar irrestritamente o grupo e o que for bom para Itamaracá. 

 O Vereador Celso das Neves (PSB) em sua fala, parabenizou George por sua vitória e demonstrou ter a convicção de que George era o melhor para o legislativo. Afirmou ter votado em George e que deu um voto de confiança a exemplo do povo, que lhe deu 567 votos, e que se George não fizesse um bom trabalho a frente da Câmara, estaria errando junto com o povo que o elegeu.  

 Por último, o novo Presidente da Câmara, Vereador George Baiá (PPS) agradeceu por todo o apoio e carinho recebido e reafirmou o seu compromisso com o fortalecimento e independência do legislativo, mas passou certa tranquilidade aos governistas, afirmando que ele e os demais integrantes do novo grupo, dariam o apoio necessário para os projetos que sejam realmente bons para o povo.

Após todas as fortes emoções do dia, os cinco Vereadores do bloco de oposição participaram de uma grande confraternização com amigos e correligionários no Orange Praia Hotel, que ainda contou com a presença de nada mais, nada menos do que o Ex-Prefeito do Paulista, Yves Ribeiro (PSB). Na oportunidade, cada um dos cinco Vereadores puderam falar sobre a experiência política vivida naquele dia.

VEJA O VÍDEO COM EXCLUSIVIDADE:

 
                       

 Com um novo governo empossado sob a sombra de velhas caras da política Itamaracaense e a formação de uma Câmara independente, sob uma astuciosa e surpreendente manobra política, esta estabelecido o novo poder executivo e legislativo da nossa Ilha. 

 Pra quem pensou que Paulo Batista não terá opositores, eis a demonstração de que haverá sim e pra quem duvida das reviravoltas da política, eis a demonstração de que o dinamismo permeia as manobras políticas. Estamos no aguardo.

DO: Pura Política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário