terça-feira, 24 de dezembro de 2013

Biblioteca Municipal de Igarassu.


 
  Antes mesmo da criação de uma biblioteca Pública Municipal, o Jornal Voz de Igarassu, na edição nº 27 de 30 de janeiro de 1955, nos informa que existiu em Igarassu até o ultimo quartel do século XIX, um Gabinete de Leitura Igarassuense, que desapareceu sem registros documentais. Segundo informações do Livro de Registro de Atos e Decretos (1939/49) pertencente à Prefeitura Municipal de Igarassu, sob a guarda do departamento de pesquisa do Museu Histórico de Igarassu, a primeira Biblioteca Pública em Igarassu foi criada pelo ato nº 53 de 7 de outubro de 1942, pelo então prefeito Martiniano de Barros Correia, com o nome de Biblioteca Pública Municipal DUQUE DE CAXIAS. 

  Sobre a referida biblioteca não foi encontrado registro de seu funcionamento. Com a ausência de uma biblioteca para atender a população, o então prefeito Clovis Lacerda Leite, cria através da lei municipal nº 1074, de 25 de agosto de 1969, uma Biblioteca Pública que foi inaugurada no dia 27 de setembro de 1969, num prédio localizado a Rua Dantas Barreto, nº 24, no sitio histórico. Tendo como primeira funcionaria a Srta Alda de Menezes Costa. Em 29 de julho de 1970, através da lei municipal nº 1176, passa a denominar-se Biblioteca Pública Municipal Hercília Bezerra Bandeira de Melo. 

  A Biblioteca no decorrer dos anos, durante administrações de inúmeros prefeitos, funcionou em vários prédios públicos instalados no município, como no Prédio da Câmara Municipal; no Sobrado do Imperador; num antigo casarão ao lado da Escola Estadual Santos Cosme e Damião; no Centro de Artes e Cultura e por ultimo no prédio anexo ao Museu Histórico. 

  Após um período desativada, o prefeito do município, o Sr Severino de Souza Silva, recuperou um prédio pertencente à prefeitura municipal, situada na Rua Frei Caneca nº 24, no sitio histórico, e neste local instalou a biblioteca, que foi reaberta ao público no dia 02 de dezembro de 2005, sob a coordenação do Professor Fernando Fernandes de Melo. Com uma nova proposta de trabalho e um acervo que foi sendo recuperado e atualizado para atender a população. 

  A Biblioteca Pública Municipal ressurgiu não apenas como um espaço de leitura e pesquisa, mas também como um centro de informação e difusão da cultura.

Do: Fernando Melo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário