sábado, 11 de maio de 2013

IBAMA apreende 100 kg de lagosta vendidas ilegalmente.


Entre os meses de dezembro e junho, a pesca deve ser 

interrompida devido à reprodução dos crustáceos.


          
Imagem: Internet


  Foi deflagrada, nesta sexta-feira (10), a Operação Argus 2, que está percorrendo o litoral em busca de pescadores e comerciantes que ilegalmente estão capturando e negociando lagostas em todo o nordeste. 

  A atividade é caracterizada como crime ambiental durante o período de reprodução destes crustáceos, que vai de 1º de dezembro até 31 de maio. Durante a manhã foram apreendidos cerca de 100kg, mas os donos da mercadoria fugiram.
  A operação está sendo realizada pelo IBAMA, em parceria com a Companhia Independente de Policiamento de Meio Ambiente (CIPOMA) e a Capitania dos Portos. Em Pernambuco, são 18 fiscais envolvidos e quatro viaturas, que iniciaram a busca pelos infratores na cidade de São José da Coroa Grande, litoral Sul do Estado, e seguem até João Pessoa, na Paraíba.

  “Realizamos também uma apreensão de 90kg de peixe, que estavam em um barco com a documentação irregular. A mercadoria foi doada para a instituição de caridade Padre Enzo, em Tamandaré”, disse Cláudio Pessoa, analista ambiental do IBAMA-PE.

  Além de Pernambuco, a Operação Argus 2 também está sendo realizada no Maranhão e na Bahia. As pessoas que forem flagradas pescando ou comercializando lagostas irão responder judicialmente. “É crime e pode dar de 3 meses a 1 anos de reclusão, além de multas que variam de R$ 700 a R$ 100 mil”, alertou o analista. 


  No Recife, a ação encontrou a mercadoria ilegal na Avenida Antônio de Góes, no Pina, Armindo Moura, em Porta Larga, e no Mercado do Peixe, em Brasília Teimosa. Até o momento, ninguém foi preso.
Do: Leia Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário