sábado, 31 de março de 2012

Itamaracá (PE): praias tranquilas, rastros holandeses e biodiversidade.

Itamaracá (PE)
Itamaracá apresenta praias pouco movimentadas / Foto: Wendley Souza

 Localizada a 47 quilômetros de Recife, a Ilha de Itamaracá conta com belas praias e construções históricas, que remontam à época das capitanias e da ocupação holandesa em Pernambuco.
A ilha, que começou a ser habitada em 1508, foi uma das primeiras capitanias hereditárias do Brasil. O local, que possuía grande quantidade de cana-de-açúcar, foi invadido pelos holandeses, em 1631, sendo ponto de partida para o domínio flamengo de parte da costa pernambucana.
Acessada por meio de barcos ou da Ponte Getúlio Vargas, a vila de pescadores apresenta praias tranquilas, com a natureza ao redor bastante preservada. A Enseada dos Golfinhos conta com muitos coqueiros e vasta vegetação de manguezais. A praia é famosa pela calmaria de suas águas.

Coroa do Avião, Itamaracá (PE)
Coroa do Avião é atração recente em Itamaracá
  
 Formado na década de 1980, o banco de areia denominado “Coroa do Avião” é outra atração imperdível. A ilhota conta com boa estrutura de restaurantes, propicia uma bela vista de outros locais da ilha e recebe a visita ilustre de diversas espécies de aves.
As praias do Pilar, do Sossego e do Forte também são destinos que valem a pena ser conhecidos.

Construções históricas

 Erguidas a partir do século 16, as edificações clássicas também são atrações da ilha. Sede da antiga capitania hereditária, a Vila Velha é repleta de casas históricas e conta com a Capela de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras a serem construídas em Pernambuco.
Forte Orange, em Itamaracá (PE)
Forte Orange foi erguido pelos holandeses / Foto: Débora Costa e Silva

 Principal marca deixada pelos neerlandeses em Itamaracá, o Forte Orange é um dos pontos mais visitados do município. Inaugurada em 1631, a antiga base militar ainda preserva canhões e boa parte da sua estrutura original.

Peixe-boi

Peixe-boi em Itamaracá (PE)
Mamífero é objeto de estudo na ilha / Foto: Lauro Moura

 A ilha ainda conta com um espaço que visa preservar a espécie em extinção. O local possui três piscinas para o tratamento dos peixes-bois e sala de cinema, que exibe produções relacionadas ao mamífero marinho.

Fonte: Blog Brasil Imperdível.

Nenhum comentário:

Postar um comentário