A ilha, que começou a ser habitada em 1508, foi uma das primeiras capitanias hereditárias do Brasil. O local, que possuía grande quantidade de cana-de-açúcar, foi invadido pelos holandeses, em 1631, sendo ponto de partida para o domínio flamengo de parte da costa pernambucana.
Acessada por meio de barcos ou da Ponte Getúlio Vargas, a vila de pescadores apresenta praias tranquilas, com a natureza ao redor bastante preservada. A Enseada dos Golfinhos conta com muitos coqueiros e vasta vegetação de manguezais. A praia é famosa pela calmaria de suas águas.
Formado na década de 1980, o banco de areia denominado “Coroa do Avião” é outra atração imperdível. A ilhota conta com boa estrutura de restaurantes, propicia uma bela vista de outros locais da ilha e recebe a visita ilustre de diversas espécies de aves.
As praias do Pilar, do Sossego e do Forte também são destinos que valem a pena ser conhecidos.
Construções históricas
Erguidas a partir do século 16, as edificações clássicas também são atrações da ilha. Sede da antiga capitania hereditária, a Vila Velha é repleta de casas históricas e conta com a Capela de Nossa Senhora da Conceição, uma das primeiras a serem construídas em Pernambuco.Principal marca deixada pelos neerlandeses em Itamaracá, o Forte Orange é um dos pontos mais visitados do município. Inaugurada em 1631, a antiga base militar ainda preserva canhões e boa parte da sua estrutura original.
Peixe-boi
A ilha ainda conta com um espaço que visa preservar a espécie em extinção. O local possui três piscinas para o tratamento dos peixes-bois e sala de cinema, que exibe produções relacionadas ao mamífero marinho.Fonte: Blog Brasil Imperdível.
Nenhum comentário:
Postar um comentário