sábado, 31 de março de 2012

Falta d’água e lixo envergonham Itamaracá.



No dia 28 de Fevereiro de 2012, a população da Ilha de Itamaracá foi envergonhada perante todo o estado de Pernambuco. O Jornal do Commércio do dia estampou na capa, uma foto de uma bica que fica localizada no Forno da Cal, que é tomada por pessoas que tomam banho, pegam água e lavam suas roupas e o que é pior, o espaço ainda é divido com cavalos, e tudo isso, porque não há um abastecimento decente de água á população do município. E não para por aí.

Abrindo o cadeno CIDADES na página 4, a manchete “ITAMARACÁ SOFRE COM ROTINA DE FALTA D’ÁGUA” tomou a página inteira, numa matéria com uma verdadeira torrente de verdades. A rotina de falta de água em diversas localidades como Alto do Céu Azul e Forno da Cal, foi descrita em detalhes. Pessoas em casas de pau-a-pique, com latas d’água embaixo do telhado para coletar á água da chuva e carrinhos de mão repletos de garrafas PET, rumo á bica para poder coletar água para serviços essenciais, são um retrato da nossa realidade exposta no JC. Para boa parte das pessoas da Ilha, água jorrando da torneira em suas casas, é um privilégio momentâneo e para algumas, é um sonho bem distante. Mesmo com a vocação turística do município, onde está a principal atividade econômica da cidade, estes mesmo moradores, excluídos da sociedade pela COMPESA, preferem ver os veranistas e turistas bem longe, pois quando eles estão na Ilha, ai é que não tem água mesmo, e o tal carro-pipa fornecido, de nada adianta.

Pra completar, a informação de que Itamaracá passou pelo menos 2 dos 4 dias do carnaval sem água em algumas localidades, indignou os jornalistas responsáveis pela matéria. É simplesmente inadmissível que a COMPESA, um órgão que deveria levar água as nossas casas, penalizem a população de tal forma, nos privando de forma irresponsável de algo essencial á nossa vida, enquanto o Litoral Sul tenha uma ampla provisão de água. Eles estão esquecendo que Itamaracá tem gente, a não ser na hora de mandar uma continha astronômica no fim do mês para as nossas residências... Isso eles não esquecem. Isso é Justiça Social? Estamos vivendo num semi-árido em pleno Litoral Norte do Estado, á 30 km da capital!

Quanto ao Lixo, os moradores afirmam que até o dia 28, ainda tinha montanhas e montanhas de lixo do carnaval no meio da rua, proliferando um mau-cheiro insuportável, milhões de mosquitos e animais. Uma triste realidade, não é? Pode até ser que tenham coleta diária nas ruas principais da cidade, mais nas ruas secundarias, é coisa de semanas, pelo o que é visto e pelo o que a população fala. Podem acreditar. Ficam as perguntas: Por que isso acontece? É a tal falta de Infra-Estrutura? Onde NÓS estamos errando? Onde ELES estão errando?
Fonte: Purapolitica.blogspot.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário