sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Naná Vasconcelos comanda ensaio da abertura do carnaval do Recife.

Evento acontece neste domingo (8), pela primeira vez no Dona Lindu.
Dez nações de maracatu, com 300 batuqueiros, serão regidas pelo músico.

 


Do G1 PE
Naná Vasconcelos no Recife (Foto: Antônio Carneiro/AE)Naná Vasconcelos comanda 300 batuqueiros neste domingo.
(Foto: Antônio Carneiro/AE)
Começam neste domingo (8) os tradicionais ensaios da abertura do carnaval do Recife. A novidade fica por conta do local: pela primeira vez o palco do encontro de maracatus será o Parque Dona Lindu, em Boa Viagem, na Zona Sul. O músico Naná Vasconcelos rege dez nações de maracatu de baque virado, que começam aquecer os tambores para a folia.
O batuque começa às 17h e conta com convidados especiais, como o percussionista Lucas e a Orquestra dos Prazeres, o grupo Voz Nagô e o maestro Forró. O ensaio acontece no pátio do parque, aberto ao público.

Após este início no Dona Lindu, os ensaios continuarão nas sedes dos maracatus, na Rua da Moeda e no Marco Zero, no bairro do Recife, no centro, local que tradicionalmente abriga a cerimônia de abertura da folia.
Neste domingo (8), participam do ensaio os maracatus Aurora Africana, Encanto do Pina, Leão da Campina, Oxum Mirim, Raízes de Pai Adão, Estrela Brilhante, Porto Rico, Cambinda Estrela, Gato Preto, Encanto da Alegria. Sob o comando de Naná Vasconcelos, cerca de 300 batuqueiros, com suas alfaias e baquetas, ensaiam loas ao som do baque virado.
Maestro Forró comandou a Orquestra da Bomba do Hemetério (Foto: Poullainn Neuve)Maestro Forró leva o frevo para a festa
(Foto: Poullainn Neuve)
Para fazer um diálogo entre o maracatu e o frevo, Naná vai receber o maestro Forró, conhecido pela sua regência performática à frente da Orquestra Popular da Bomba do Hemetério.
Antes do ensaio com os maracatus, às 17h, a Orquestra dos Prazeres, liderada pelo jovem percussionista Lucas dos Prazeres, aquece o público com show percussivo. A apresentação acontece no Teatro Luiz Mendonça, com palco aberto para a esplanada do parque. Em seguida, sobe ao palco o grupo Voz Nagô, coro feminino formado por sete mulheres ligadas aos grupos de cultura afro-brasileira do Recife. Com acompanhamento da Orquestra dos Prazeres, as mulheres do Voz Nagô apresentam o ijexá, ritmo dos afoxés, e seguem cantando loas de maracatu.
Fonte: g1/pe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário