domingo, 16 de setembro de 2012


 Protestos marcam a 11ª Parada da Diversidade no Recife.

 Participantes se reuniram na orla da Avenida Boa Viagem.
Manifestantes pedem Justiça pela morte de transexual na última quinta (13).



Cabelereira Lorena Layala, 27 anos, foi encontrada morta na manhã da última quinta-feira  (Foto: Luna Markmann/G1 PE)Cabelereira Lorena Layala, foi encontrada morta na manhã
da última quinta-feira (Foto: Luna Markmann/G1 PE)
 Muitas pessoas acompanham a saída dos 12 trios na 11ª Parada da Diversidade, que acontece neste domingo (16) pela orla marítima do bairro de Boa Viagem, Zona Sul doRecife. Os participantes ficaram concentrados no Parque Dona Lindu, onde Karina Spinelli fez show, aquecendo o público para a saída dos trios, que ocorreu por volta das 13h30.

 Uma manifestação contra a morte de uma transexual em Pernambuco também marcou o evento. A cabelereira Lorena Layala, 27 anos, foi encontrada morta na manhã da última quinta-feira (13), às margens da PE-22, em Paulista, no Grande Recife. Ela foi morta com dois tiros. Amigos da vítima pedem Justiça.
 "O que a gente sabe é que ela recebeu um telefonema de um homem na noite anterior do crime, depois foi achada morta. Ela fazia programas também. Estamos muito tristes, pois ela era uma pessoa muito querida na comunidade. Queremos que a polícia investigue e prenda o criminoso", disse a cabelereira Brena Bazente.
Thiago Rocha pede fim do preconceito e violência contra gays, transexuais e transgêneros (Foto: Luna Markmann/G1 PE)Thiago Rocha pede fim da violência contra homossexuais,
transexuais e transgêneros (Foto: Luna Markmann/G1 PE)
 Só este ano, 89 travestis foram assassinados no estado. "O índice é alto e ainda subnotificado, já que contamos apenas aquelas mortes que são noticiadas na mídia. A gente precisa de políticas públicas que chegue em todo o estado", falou o coordenador do Fórum LGBT de Pernambuco, Thiago Rocha.
 Rocha também comentou sobre o anúncio homofóbico publicado em jornais de Pernambuco que gerou polêmica nas redes sociais, no dia 4 deste mês. Em peça publicitária, a organização religiosa Pró-Vida Pernambuco comparava o "homossexualismo" (sic) à pedofilia, turismo sexual e exploração de menores. "Nós entramos, no dia seguinte, com uma ação no Ministério Público contra a entidade. Mas eu enxerguei um ponto positivo nisso: vimos que, pela mobilização, a sociedade pernambucana está do nosso lado", comentou. 
 A comunidade gay ainda luta pela criminalização contra a homofobia no Brasil. No Recife, a lei municipal 16.780, que completa dez anos em 2012, já criminaliza o preconceito contra gays, transexuais e transgêneros. Segundo o Fórum LGBT de Pernambuco, o estado é o sexto do Brasil em número de homicídios de homossexuais.

 "A lei é pela defesa da vida, preconizada na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal. Acredito que o segmento deve se organizar mais e cobrar da polícia a aplicação da lei também", disse a secretária de Direitos Humanos e Segurança Cidadã, Amparo Araújo.

Desfile

 Este ano, a Parada teve como tema "Democracia em todos os cantos: vamos cantar um Pernambuco sem homofobia". O desfile segue até o 1° Jardim de Boa Viagem. O trânsito na avenida paralela, a Conselheiro Aguiar, ficou um pouco lento.
Thiago Souza veio da Paraíba curtir a Parada da Diversidade no Recife (Foto: Luna Markman/G1)Thiago Souza veio da Paraíba curtir a Parada da
Diversidade no Recife (Foto: Luna Markman/G1)
 Além dos trios elétricos, também se apresentaram grupos de cultura popular. Muitos moradores dos edifícios na beira-mar acompanharam o evento das janelas e varandas. 
  Na avenida, os cabelereiros Gildo Ximenes e Inaldo Nóbrega se divertiam fantasiados de índio. Nas camisas, as palavras liberdade e orgulho estampadas. "Queremos ser livres para andar nas ruas sem sermos incomodados. Temos que ter mais orgulho de quem somos", disse Gildo.

 De braços dados, Shirley Lima e Dávine Régis curtiam a movimentação. Elas estão juntas há oito meses. "As pessoas têm que entender que somo pessoas de bom caráter, cidadãos de bem. Tivemos sorte que em nossas casas, todos aceitaram nosso namoro. Hoje é um dia para mostrar que o mundo é feito por gente diferente", falou Shirley.

 A Parada também atraiu muitos turistas. Thiago Souza veio da Paraíba. "Eu venho todos os anos porque sou gay, luto pela causa e gosto de respeito", explicou.
Parada atraiu multidão à Avenida Boa Viagem, no Recife, neste domingo (16) (Foto: Luna Markman/G1)Parada atraiu multidão à Avenida Boa Viagem, no Recife, neste domingo (16) (Foto: Luna Markman/G1).
Do:G1/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário