quarta-feira, 14 de março de 2012

Desempenho da Saúde em Itamaracá é avaliado.






   O Sistema Único de Saúde (SUS) recebeu, pela primeira vez, uma nota pelo acesso e a qualidade dos serviços prestados em todos os municípios e estados. Em uma escala de 0 a 10, a Ilha de Itamaracá recebeu a nota 5,24 - uma média considerada satisfatória ficando a frente de grandes municípios. A pontuação do Brasil é 5,47.
 
  Foram usados dados dos anos de 2007 a 2010, fornecidos pelas secretarias municipais. As informações de 2011 estão incompletas e ainda não foram computadas.
A atual gestão, liderada pelo prefeito Rubem Catunda, vem investindo pesado na saúde. Nos últimos anos, diversas obras e ações foram realizadas:


* Ampliação de 03 para 06 Postos de Saúde da Família - PSF
* Instalação de Consultório Odontológico
* Reforma e Climatização do Hospital e Maternidade Alzira Figueiredo
* Contratação de médicos, enfermeiros e técnicos
* Criação do Centro de fisioterapia
* Compra de ambulância
* Reforma da Sede do Samu
* Aquisição de veículos para os programas de saúde
* Abertura de concurso público para agentes comunitários de saúde e de endemias
* Implantação do Programa de Controle ao Tabagismo
* Intensificação do Programa de Controle à Dengue


IDSUS - Criado pelo Ministério da Saúde, o índice é o resultado do cruzamento de 24 indicadores que avaliam se a população está conseguindo ser atendida em uma unidade pública de saúde e como está a qualidade do serviço.


  Nenhum município ou estado tirou a nota mínima, zero, ou a máxima, 10. O Idsus será calculado a cada três anos. Porém, o ministério pretende fornecer uma avaliação anual às prefeituras e estados, com o objetivo de estimular os gestores locais a cumprir metas acertadas com o governo federal.
Fonte: Prefeitura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário