quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Cidades assinam acordo para organizar coleta de lixo.

Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Ipojuca e Fernando de Noronha assinaram acordo para organizar coleta. Eles devem apresentar proposta até o fim de 2012.

CPRH e a Secretaria de Turismo de Pernambuco apresentam, hoje, os chamados Planos de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos de destinos turísticos do estado. Imagem: Lais Capistrano/Esp. DP/D.A Press
Lais Capistrano/Esp. DP/D.A Press

 
Cinco cidades turísticas pernambucanas apresentam planos de gestão de resíduos sólidos.
 Quatro municípios e o distrito estadual de Fernando de Noronha deram os primeiros passos para gerenciar o tratamento do lixo. Além do arquipélago, Igarassu, Itamaracá, Itapissuma e Ipojuca, todos no Grande Recife, assinaram, na última terça-feira (20), o Plano de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos (PGIRS). Resultado de uma parceria entre a Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) e a Secretaria de Turismo (Setur), o projeto vai definir ações de coleta, segregação, transporte, tratamento e disposição do lixo, variando de acordo com as características de cada lugar.

Os municípios têm 2012 como prazo-limite para elaborar o plano. Quem não cumprir o prazo perderá recursos, destinados pela União, para tratar os resíduos. Das 184 cidades pernambucanas, apenas 64 possuem, hoje, um projeto para manejar o lixo de maneira adequada. Elaborados pelo Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur), os planos buscam atender as necessidades ambientais das principais cidades turísticas do Estado.

Ao todo foram gastos R$ 604.402 para executar essa primeira etapa. Após a adesão ao plano, os municípios terão até 2014 para colocá-los em prática. Desenvolvido nos dois últimos anos, o PGIRS trata, entre outros temas, de assuntos como: importância da coleta seletiva, capaci- tação para moradores e periodicidade de varrição e de recolhimento do lixo. Os técnicos analisaram a situação de cada município e traçaram planos de reciclagem e aproveitamento do lixo.

NORONHA
- O distrito de Fernando de Noronha enfrenta problemas com o acúmulo de lixo, uma vez que os resíduos só saem da ilha através de barcos. Com a adesão ao plano, a esperança é que a coleta dos material seja regularizada.
Fonte: Jornal do Comércio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário