terça-feira, 16 de junho de 2015

Peixes-bois são levados para Itamaracá e agora aparecem em Pau Amarelo.

Equipe do Centro Peixe-Boi faz nova operação nesta tarde de sábado para monitorar os animais marinhos que estão próximo à praia de Pau Amarelo, em Paulista.

Natalia e Clara estão sendo monitoradas via satélite. Foto: CMA/ICMBio/Divulgacao


Depois de uma operação para remover os peixes-bois fêmeas Clara e Natália da bacia do Pina para a Ilha de Itamaracá, na noite da última sexta-feira, veterinários do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA) voltam nesta tarde de sábado a fazer nova saída para monitorar os dois animais marinhos. Clara e Natália foram resgatadas e colocadas próximo à Coroa do Avião, em Itamaracá, mas nessa tarde, já encalharam na Praia de Pau Amarelo, em Paulista. Veterinários temem que a população interajam com os peixes-bois, oferecendo comida ou até mesmo machucando os animais marinhos.

Clara e Natália, que têm cerca de três anos e meio de idade, são monitorados por meio de uma antena via satélite. Eles foram reintroduzidos ao mar em Porto de Pedra, em Alagoas, em abril passado, após passar por um período cativeiro em ambiente natural. Não se sabe qual o destino dos animais, que têm chips e marcação por rádio transmissor, o que permite o acompanhamento da localização por GPS.

“Estamos fazendo uma campanha de educação ambiental. Eles são animais costeiros, não são de alto-mar. Queremos manter a segurança e acompanhar o trajeto deles. Pedimos para quem não forneçam comida, nem água. Nem batam nos animais”, pediu a veterinária Fernanda Attademo, coordenadora do CMA, que acompanha a operação neste sábado. Segundo ela, a equipe de veterinários irá observar a necessidade de se realizar uma nova transferência.

Do: Diário de Pernambuco.


Nenhum comentário:

Postar um comentário