domingo, 22 de fevereiro de 2015

Exposição promove passeio pela biodiversidade marinha, em Itamaracá.

1ª Expo Sol oferece atividades variadas que podem ser conferidas no Parque Temático Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá.

Divulgação/ICMBioNo Parque Mamíferos Aquáticos é possível conhecer de perto a vida marinha e as atividades de conservação promovidas pelo ICMBio
No Parque Mamíferos Aquáticos é possível conhecer de perto a vida marinha e as atividades de conservação promovidas pelo ICMBio
A exposição  "1ª Expo Sol – Um Passeio pela Vida Marinha", promovida pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos(CMA), já recebeu mais de 500 visitantes, desde o dia 28 de janeiro.
A sede do CMA, que fica dentro doParque Temático Mamíferos Aquáticos, emItamaracá (PE), foi o local escolhido para abrigar o evento. Os visitantes que passam por ali têm a oportunidade de saber mais sobre a vida marinha e conhecer o trabalho desenvolvido em um dos 15 centros de pesquisa administrados pelo Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).  
"Idealizamos a exposição pois recebemos um público muito grande nesta época do ano. O intuito é apresentar o trabalho de conservação desenvolvido não apenas pelo CMA, mas também pelas instituições parceiras e demais centros de pesquisa que lidam com animais marinhos", explica a coordenadora substituta do CMA, Fernanda Attademo. 
Multiplicidade 
Através de fotos, livros, folders e cartazes, os visitantes têm a oportunidade de aprender um pouco mais sobre a biodiversidade marinha e conhecer as atividades de conservação realizadas pelo ICMBio.
Além do cinema do CMA, que tem capacidade para 100 pessoas e já exibe durante todo o ano filmes sobre o peixe-boi e o golfinho-rotador, foi montada uma tenda na área externa, onde são projetados vídeos sobre diversos animais marinhos, a exemplo do albatroz, da baleia e da tartaruga-marinha. 
Oportunidade 
De acordo com a analista ambiental Solange Zanoni, a 1ª Expo Sol é uma atração a mais para o público do Parque Temático Mamíferos Aquáticos, cujo ingresso segue custando R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia).
A condução das visitas fica por conta dos monitores do próprio Parque e dos estagiários do CMA. "Nossa intenção é dar continuidade ao projeto e organizar uma exposição diferente a cada ano, sempre durante o verão", afirma Solange. 
Homenagem 
Segundo a coordenadora substituta Fernanda Attademo, o título escolhido para a exposição é uma alusão à estação mais quente do ano, que tem o Sol como grande símbolo. "O título é também uma homenagem à analista ambiental Solange Zanoni, uma das servidoras mais antigas do ICMBio, que dedica a vida à conservação do peixe-boi, sendo responsável ainda pelo programa de educação ambiental do CMA", ressalta a coordenadora.  
Indicada para visitantes de todas as idades, a 1ª Expo Sol – Um Passeio pela Vida Marinha ficará montada até o dia 25 de fevereiro, todos os dias da semana (inclusive durante o Carnaval), das 9h às 17h.  
Sobre o CMA  
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio) coordena, executa e apoia estudos, projetos e programas de pesquisa e manejo para a conservação de mamíferos aquáticos, atuando principalmente sobre as espécies ameaçadas e migratórias.
Sediado no município de Itamaracá (PE), o CMA opera em todo o território nacional e desenvolve diversas atividades, a exemplo do Projeto Peixe-Boi, que tornou-se referência internacional em conservação.  
O Centro coordena também a implementação dos quatro Planos de Ações de Mamíferos Aquáticos do ICMBio (Sirênios, Grandes Cetáceos e Pinípedes, Pequenos Cetáceos e Toninha), além de participar de fóruns que tratam de questões relativas a esses animais, como a Rede de Encalhe de Mamíferos Aquáticos do Brasil (REMAB) e a Comissão Internacional da Baleia (CIB). 
Para mais informações sobre o evento, entre em contato com o CMA através do telefone (81) 3544-1056. 
Do: Portal Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário