segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Moradores de Aldeia protestam contra construção de presídio em Araçoiaba.

  Manifestantes temem impactos sociais e à tranquilidade de quem vive na região.


  Moradores de Camaragibe, na Região Metropolitana do Recife, realizaram um protesto, na manhã desse domingo (7), na PE-27. O ato, intitulado de “O Grito de Aldeia”, foi uma manifestação de repúdio à construção de um complexo prisional em Araçoiaba, município vizinho. Quem vive na localidade teme os impactos à tranquilidade e as demandas sociais que o empreendimento pode provocar.
 Com camisas padronizadas, carro de som e faixas, o grupo distribuiu panfletos sobre o assunto. Entidades e associações locais também apoiaram o ato, que foi organizado pelo Fórum Socioambiental de Aldeia. “Ter uma estrutura como essa tão perto de casa pode trazer um perigo constante, como aconteceu com Itamaracá”, declara Wilton Jansen, que esteve à frente do movimento.
  “Ingressamos com uma ação civil pública contra essa medida, concentrando mais de dez mil assinaturas”, completou Jansen, que enumera a devastação ambiental, o possível surgimento de favelas e a proliferação do tráfico de drogas como fatores para rechaçar a unidade prisional.
  O complexo, anunciado pelo Governo do Estado em 2011, terá sete blocos e capacidade para 2.754 detentos, entre homens e mulheres. O investimento será de R$ 125 milhões. A expectativa é de que as obras comecem ainda este ano, com previsão para dezembro de 2015.
  Em nota enviada à Folha de Pernambuco, a Secretaria Executiva de Ressocialização esclareceu que a obra está devidamente licenciada pelos órgãos competentes e que o presídio está sendo erguido em uma área rural, distante sete quilômetros das ocupações urbanas mais próximas.
Da: Folha PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário