Imagem: TV Jornal
Dados divulgados pela Organização das Nações Unidas (ONU) apontam o aumento de 11% nos casos de AIDS no Brasil, de 2005 até 2013. Em Pernambuco o índice é alarmante, pois segundo informações da Secretaria de Saúde, 20.334 pessoas contraíram o vírus deste a primeira confirmação, em 1983. De 2008 até 2013, um aumento de 4% de infectados é registrado por ano no Estado. Organizações não governamentais afirmam que fata apoio do Governo do Estado às entidades que trabalham com a doença.
O risco de morte é maior quando o diagnóstico não é feito de maneira precoce. Dados do Ministério da Saúde apontam que no País, 12 mil pessoas morrem pela doença por ano. Em Pernambuco, a média é de 500 óbitos. O perfil de quem contrai o vírus é de pessoas com idade de 20 a 49 anos, na maioria homens.
O maior risco está entre os homossexuais. A falta de prevenção durante os atos sexuais são as principais causas de infecção. Pernambuco oferece tratamento com medicamentos repassados pelo Governo Federal, e também adquiridos com verbas estaduais.
Segundo o coordenador do Grupo de Trabalhos em Prevenção Posithivo (GTP+), o Estado precisa apoiar mais as organizações não governamentais (ongs) e reforçar as campanhas preventivas. Ainda de acordo com ele, o aumento nos índices pode ser reflexo da negligência do governo e autoridades públicas. De acordo com o Estado, a ajuda tem limitação legal é feita través de edital público com limites e determinação dos recursos.
Da: TV Jornal.
Nenhum comentário:
Postar um comentário