Até junho, o estado deverá receber equipamentos adequados para avaliar a qualidade dos rios em Pernambuco. A ação faz parte do trabalho da Rede Nacional de Monitoramento de Qualidade das Águas (RNQA) e foi anunciada pela Agência Nacional de Águas (ANA) na última quinta-feira (20), em Brasília.
Segundo a gestão estadual, o objetivo da ANA é identificar áreas críticas de poluição e apoiar ações de planejamento, outorgar licenciamento e fiscalização dos recursos hídricos. Outros 14 estados, além do Distrito Federal, devem receber os mesmos equipamentos.
Durante o evento da assinatura da Carta de Compromisso, o diretor de Controle de Fontes Poluidoras da Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH), Waldecy Farias, e o diretor-presidente da Agência Estadual de Águas e Clima, Marcelo Asfora, representaram Pernambuco.
A Agência Estadual de Meio Ambiente tem 103 estações de monitoramento em 15 rios e no Canal de Santa Cruz, entre os municípios de Itapissuma e Itamaracá. O investimento da ANA será de R$ 9,5 milhões para a compra de equipamentos, a exemplo de medidores acústicos de vazão, sondas multiparamétricas, caminhonetes 4x4 com baú adaptado e barcos com motor de popa.
Do: G1/PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário