sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Celpe investe R$ 5 milhões em ações de segurança para o carnaval.

  Após a realização preventiva de ações nos principais focos de animação do carnaval no estado e a montagem de um esquema especial de prontidão para os dias de folia, a Companhia Energética de Pernambuco (Celpe) anunciou que investiu R$ 5 milhões na operação.

  Para garantir o fornecimento de energia e a segurança da população, a concessionária investiu na preparação da rede elétrica e mobilização de 250 equipes de plantão. O efetivo será reforçado em 40% nas áreas de maior fluxo de pessoas na Região Metropolitana, cidades do interior e praias dos litorais Norte e Sul. Diariamente, serão mais de 600 profissionais entre eletricistas, coordenadores e engenheiros.

   De acordo com a Celpe, as ações preventivas na rede elétrica dos corredores de folia foram iniciadas em outubro do ano passado. Nos últimos quatro meses, as equipes promoveram inspeções, podas de árvores, substituição de rede, realocação de postes e instalação de espaçadores e bandeirolas para sinalização dos fios de alta tensão. Especificamente, no trajeto do desfile do Galo da Madrugada, a fiação elétrica foi elevada a uma altura de 6,5 metros do solo – acima do que estabelece a norma NBR 15.688 e um metro acima do padrão – para dar passagem aos trios elétricos.

  Um esquema especial de prontidão foi preparado para as prévias, que ocorrem desde o início de fevereiro. A operação será reforçada nos dias de carnaval, da sexta-feira (28) até a Quarta-Feira de Cinzas (05), com técnicos nos principais focos de folia. Na Região Metropolitana, equipes serão posicionadas em locais estratégicos, de onde podem ser enviadas com maior agilidade para atendimento de ocorrências.

  Para o Galo da Madrugada, além da elevação da rede, a Celpe também substituiu 6,1 quilômetros de fiação convencional por rede protegida e promoveu inspeções termográficas em mais de 80 quilômetros de rede e subestações. Para oferecer maior segurança aos foliões, a Celpe manterá 12 equipes distribuídas nas ruas do Centro do Recife e 20 profissionais, entre engenheiros e técnicos, estarão posicionados em locais estratégicos ao longo do trajeto do desfile do bloco. A intenção é inspecionar e orientar a população quanto aos riscos de subir em postes e marquises próximas à fiação. Um engenheiro também estará de prontidão na sala de monitoramento da Secretaria de Defesa Social oferecendo suporte às equipes de campo.

  No Recife Antigo, tradicional ponto de encontro de foliões, a concessionária realizou a inspeção preventiva em mais de 10 quilômetros de rede e instalou 60 espaçadores na Avenida Rio Branco. No Marco Zero, local que concentra as principais atrações, equipes permanecerão de prontidão durante todos os dia de Carnaval.  

  Em Olinda, equipes de emergência estarão disponíveis exclusivamente para a Cidade Alta, posicionadas nos bairros do Varadouro, Amparo e na Praça do Carmo. Uma equipe de manutenção preparada para intervenções de maior porte com material técnico emergencial será mantida na Praça do Jacaré para situações que exijam troca de equipamentos como transformadores e substituição de postes. 

 Adicionalmente, outras duas equipes ficarão de plantão permanente, no Centro de Treinamento da Celpe, no Bongi, para atendimento emergencial no Grande Recife. Na cidade, foram inspecionados cerca de 250 quilômetros de rede  e instalados cerca de 2.400 espaçadores na rede elétrica.

 No Litoral Norte, onde foram realizadas podas ao longo dos circuitos e instalados equipamentos extras, atenção especial será voltada para os focos das praias de Itamaracá e Pontas de Pedras com a disponibilidade de equipes em prontidão. Duas turmas para serviços pesados serão mantidas de plantão em praias como Itamaracá e Pontas de Pedra. Em Carpina, mais uma equipe para ocorrências complexas estará posicionada para atender áreas da Zona da Mata Norte.

  Nas praias do Sul, a Regional Celpe do Cabo preparou a rede elétrica com isolamento de condutores de baixa tensão e deslocamento da rede de alta tensão. Equipes serão mantidas 24 horas voltadas para localidades como Gaibu, Porto de Galinhas, Toquinho e Tamandaré. Uma equipe de manutenção também estará em regime de plantão em Porto de Galinhas para atendimento de maior complexidade no Litoral Sul.

Ações no interior

  Os focos de folia do interior também recebem atenção do esquema especial. Em Bezerros, a 110 quilômetros do Recife, terra dos Papangus, a Celpe promoveu podas e a substituição de rede convencional por rede multiplexada. Também foram instalados fios isolados nos locais de percurso dos foliões. Durante o Carnaval, quatro equipes leves estarão em revezamento na prontidão. No município vizinho de Gravatá, outras três equipes ficarão a postos também em regime de plantão. Em Caruaru, nove equipes estarão à disposição para dar suporte a toda região.

  No Sertão, duas equipes pesadas ficarão disponíveis em Serra Talhada para pronto deslocamento aos municípios vizinhos. Em Salgueiro, o tradicional carnaval de rua recebeu inspeções e ações de manutenção na rede elétrica que atende aos focos de folia. Nos corredores principais, foram executados a elevação e o isolamento da rede de baixa tensão. Durante a festa, Salgueiro vai receber uma equipe extra para ocorrências leves e Triunfo, onde acontece a brincadeira dos Caretas, será atendida pelas equipes da prontidão. Petrolina vai mobilizar oito equipes trabalhando em revezamento diário. As turmas estarão em prontidão no pólo da orla e na Praça 21 de Setembro, para ocorrências de pequeno porte. Outras duas equipes serão mantidas para eventuais situações mais complexas.

Agremiações

 A concessionária enviou correspondência, desde novembro de 2013, para diversas prefeituras e agremiações do estado, informando sobre inspeções preventivas na rede elétrica e alertando para a necessidade de medidas de segurança para evitar acidentes. Na carta, entre outras advertências, a Celpe alerta para a proibição de instalar palcos ou qualquer estrutura metálica próximo à rede elétrica e a obrigatoriedade de trios elétricos e carros alegóricos de respeitarem o padrão máximo de altura dos veículos.

   Entre as orientações para o folião, a Celpe enfatiza que não se devem instalar enfeites nem lançar artefatos, como serpentinas (especialmente as metalizadas) e confetes, próximos à rede de distribuição de energia. O contato de objetos com a rede pode provocar curtos-circuitos. A companhia chama atenção ainda para os riscos das ligações clandestinas e o perigo de subir em postes de iluminação pública. Entre as ações nos quatro dias de festa, também serão promovidas fiscalizações e combate a ligações clandestinas e irregulares, medições em transformadores e manutenções.

Do: DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário