sábado, 7 de setembro de 2013

Aviões abandonados há 8 anos são recolhidos do Aeroporto do Recife.

 Retirada ocorre depois de acordo firmado entre Infraero e poder judiciário.
 Motivo da 'faxina' é garantir terminais livres de entulhos na Copa do Mundo.


   Começou nesta sexta-feira (6) a retirada de dois aviões da Vasp que estavam abandonados há oito anos no Aeroporto Internacional dos Guararapes, no Recife
  A empresa de aviação faliu e os aviões sucateados estavam sob custódia da Justiça. A retirada deles ocorre depois de um acordo firmado entre a Infraero e o poder judiciário.
  De acordo com um levantamento feito pela Infraero, 53 aeronaves estão abandonadas em 11 aeroportos brasileiros. A previsão é que ate o fim deste ano o material retirado seja leiloado.

  "A Justiça está permitindo que todos esses aviões, que estão parados há décadas nos aeroportos brasileiros, da Vasp, Transbrasil, de companhias menores, até de proprietários particulares, sejam tirados do sítio aeroportuário", disse o ministro da Aviação Civil, Moreira Franco.

   O motivo da faxina é garantir aeroportos livres de entulhos na Copa do Mundo de 2014. "Um aspecto [desse desmonte] é tirar aeronaves de aeroportos, abrindo espaço para novas aeronaves. 

   Aqui mesmo [no Recife], será feito o pátio de aeronaves da Aviação-geral, visando a Copa do Mundo, por isso que estamos com pressa. Outro aspecto é que dá um embelezamento aos terminais", explicou o presidente da Infraero, Gustavo do Vale.

   Equipamentos especiais foram usados para cortar em pedaços as carcaças velhas dos aviões. Primeiro, a máquina arranca as asas, e, depois, a cauda. "Esta é uma importante contribuição que o Conselho Nacional de Justiça [CNJ], através da Corregedoria, presta à sociedade brasileira no momento em que o País se prepara, com grandes obras de infraestrutura, para a Copa do Mundo e das Olimpíadas, em 2016", disse o corregedor nacional de Justiça, Francisco Falcão.
Do: G1/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário