domingo, 30 de junho de 2013

Governo do Estado requalifica Orla de Jaguaribe, em Itamaracá.


  O secretário das Cidades, Danilo Cabral, lançou esse mês, o edital de licitação para as obras de requalificação e urbanização da Orla de Jaguaribe, na Ilha de Itamaracá. 

  O projeto prevê a implantação de quiosques, sanitários, Academia das Cidades e bares. Além da reconstrução do Centro cultural Ciranda de Lia e da Vila de Pescadores.O projeto terá investimento de R$ 9 milhões.


 A iniciativa irá requalificar os atributos naturais, urbanístico e paisagístico da orla, beneficiando os comerciantes locais, turistas e moradores da região. 

  Serão implantados 10 quiosques, divididos em 20 bares e 16 lanchonetes - medindo 25,26m² e beneficiando 36 comerciantes. As barracas de venda de bebidas e alimentos serão padronizadas, possibilitando maiores condições de higiene, conforto e melhoria do ordenamento e da estética da orla, o que contribuirá para a atratividade turística da região.

  Os pescadores também terão um espaço exclusivo. Serão construídos oito boxes individuais dispondo de espaço para comercialização do pescado e também do artesanato local; além de um salão para reuniões comunitárias, oficina para pequenos serviços de manutenção dos barcos e dois sanitários.


  Para o secretário das Cidades, Danilo Cabral, este projeto respeita e valoriza a identidade cultural da cidade. “Iremos, também reconstruir o Centro Cultural Estrela Lia de Itamaracá, que terá um espaço de 339 m², com capacidade para atender a 250 pessoas. No local será instalado um bar, dois sanitários e um depósito”, comemorou o secretário.

  O projeto também irá contemplar a implantação de mirantes; estacionamento e todo o mobiliário urbano (bancos, postes, guarda-corpos, coletores de lixo reciclável e comum), nos 62 Km de orla. Ao longo do espaço, também será construída uma Academia das Cidades que terá quadra de vôlei, pista de Cooper, mesa de jogos e equipamentos de lazer.

Binário da Orla de Jaguaribe – para facilitar a chegada até a orla de Jaguaribe, o Projeto também prevê a construção de um binário. A duplicação terá início na Avenida Benigno Cordeiro Galvão (na altura do imóvel Nº 963), segue pelo prolongamento da Rua Dona Dora, Rua Deodato V. de Carvalho, Rua Ana Lúcia Cabral e Rua E. J. de Albuquerque – um trecho de aproximadamente 680m. Para viabilizar a obra do binário será construída uma pista de rolamento com 4,5m.

Do: Informe-SECID.

Nenhum comentário:

Postar um comentário