quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

Seminário integra programas de documentação civil.

  A Secretaria da Mulher de Pernambuco realizou o II Seminário de Integração de Programas de Documentação Civil, em Boa Viagem. O objetivo foi o de reunir representantes de secretarias, coordenadores de programas de emissão de documentos, entidades representativas e órgãos de emissão de documentos e gestoras de organismo municipal de mulheres para realizar a troca de experiências entre essas equipes, com foco no atendimento da demanda das mulheres.
   Além da realização de palestras e mesas redondas, também foi entregue material educativo aos participantes entre eles o livro Nenhuma Pernambucana Sem Documento. Esse livro foi escrito pela SecMulher em 2011, com o apoio do Fundo de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos e da Unifem, durante a realização de campanha de mesmo nome. O livro mostra como entender a cidadania, a documentação que as pessoas devem ter, onde tira-las, entre outras, mostrando às mulheres a importância de se ter documentos.
 A abertura do evento foi realizada pela Gerente de Fortalecimento Sociopolítico da SecMulher, Karine Farias, que representou a Secretária Cristina Buarque. No evento estavam presentes representantes de entidades como as Secretarias de Defesa Social, da Criança e Juventude, do Instituto Tavares Buril -IITB, da Arpen, entre outros.
  Karine Farias explicou que nas últimas décadas a cidadania tornou-se um dos temas mais debatidos e falados no País, sendo um cidadão pleno aquele que possua os direitos fundamentais. A gerente comentou que com relação aos direitos civis das mulheres em Pernambuco as mulheres estão em descompasso com relação aos homens no que diz respeito à posse de documentos.
 A SecMulher continua desenvolvendo a ação do Nenhuma Pernambucana sem Documento em todo o Estado, visando ampliar a cidadania das mulheres através da capacitação sobre a importância da documentação civil e da emissão de documentos, como a 1º e 2º vias do registro civil de nascimento, as carteiras de trabalho e identidade, entre outras. A campanha se divide em duas etapas. A primeira consiste na formação de educadoras sociais, e a segunda etapa que será a emissão de documentos.  
  Palestras -  Dentro da programação do evento foram realizadas apresentação das ações do Comitê de Erradicação do sub-Registro Civil, pela gerente de projetos especiais da Secretaria da Criança e da Juventude; também foi realizada uma palestra sobre o tema Educação para a Cidadania : a emissão de documentos como direito da (o) cidadã (o), pelo Promotor de Justiça do Ministério Público de Pernambuco, Marco Aurélio Farias. Também foi realizada uma mesa redonda sobre o tema avanços e desafios dos programas de emissão de documentos.

Da: Secretaria da Mulher de Pernambuco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário