Restos mortais de animal encalharam no local, na cidade de Goiana.
Moradores da região querem enterrar a carcaça na areia.
A carcaça de um animal marinho apareceu na areia da Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, no Litoral Norte de Pernambuco, nesta quinta-feira (26). De acordo com moradores da região, os restos mortais estavam boiando próximo à costa desde a noite anterior.
"O interesse da gente é que algum órgão ambiental queira levar para estudar. Ligamos para o 190 mas não tivemos nenhuma resposta", afirmou a aposentada Else Rabelo, que mora perto da praia. De acordo com ela, os moradores estão querendo enterrar a carcaça na areia quando a maré secar.
O veterinário Augusto Boa viagem, do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (ICMBio-CMA), disse ao G1, que pelas imagens, é possível identificar que a carcaça encalhada é de uma baleia. "Nesse caso é uma baleia misticeto, que é do tipo das que não possuem dentes.
Agora não tem como saber a espécie, teria que fazer um estudo mais detalhado, com a medição do crânio ou até análise genética", afirmou o especialista. Segundo ele, o centro tem interesse em realizar o enterro dos restos mortais para depois realizar estudos.
"Pelo tamanho do animal, deve-se enterrar numa área segura para que a força da água do mar não desintegre o animal. Depois se volta ao local para remover as ossadas, que servem para estudo", finalizou o veterinário.
Do: G1/PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário