Mais uma obra do corredor exclusivo de ônibus Norte-Sul, projetado para ligar o município de Igarassu a Cajueiro Seco, em Jaboatão dos Guararapes, é liberado ao público. O viaduto de Ouro Preto, na cidade de Olinda, será inaugurado às 11h de hoje, na Avenida Doutor Joaquim Nabuco (PE-15). Batizado com o nome Senador Nivaldo Rodrigues Machado, o elevado tem 360 metros de extensão e 15 metros de altura. Já encontra-se repleto de pichações.
Com o viaduto em funcionamento, é possível eliminar o sinal de trânsito localizado na entrada de Ouro Preto, nas imediações da Rua Peixe Agulha, garantindo mais velocidade ao novo modelo de coletivo que vai operar no corredor, o Transporte Rápido por Ônibus (TRO), chamado BRT na sigla em inglês. A construção do elevado teve início um ano atrás e custou R$ 10 milhões, recursos do PAC da Copa.
De acordo com o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, o viaduto tem quatro faixas para circulação de veículos. Duas delas são exclusivas para o TRO, sendo uma no sentido Igarassu-Recife e outra no percurso inverso. As demais faixas, destinadas ao tráfego misto, terão sentido único de tráfego, de Paulista para o Recife.
O viaduto está inserido na primeira etapa do corredor Norte-Sul, que compreende 32 quilômetros de via exclusiva para o TRO em cinco municípios: Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. É um dos quatro compromissos assumidos pelo governo do Estado com a infraestrutura local para a Copa de 2014. Pernambuco é uma das sedes do mundial de futebol.
Com o viaduto em funcionamento, é possível eliminar o sinal de trânsito localizado na entrada de Ouro Preto, nas imediações da Rua Peixe Agulha, garantindo mais velocidade ao novo modelo de coletivo que vai operar no corredor, o Transporte Rápido por Ônibus (TRO), chamado BRT na sigla em inglês. A construção do elevado teve início um ano atrás e custou R$ 10 milhões, recursos do PAC da Copa.
De acordo com o secretário estadual das Cidades, Danilo Cabral, o viaduto tem quatro faixas para circulação de veículos. Duas delas são exclusivas para o TRO, sendo uma no sentido Igarassu-Recife e outra no percurso inverso. As demais faixas, destinadas ao tráfego misto, terão sentido único de tráfego, de Paulista para o Recife.
O viaduto está inserido na primeira etapa do corredor Norte-Sul, que compreende 32 quilômetros de via exclusiva para o TRO em cinco municípios: Igarassu, Abreu e Lima, Paulista, Olinda e Recife. É um dos quatro compromissos assumidos pelo governo do Estado com a infraestrutura local para a Copa de 2014. Pernambuco é uma das sedes do mundial de futebol.
Danilo Cabral disse que o prazo para conclusão da primeira etapa é junho de 2014, mas o governo pretende entregar a nova rota ainda em janeiro do próximo ano. “O objetivo do corredor é melhorar a velocidade do transporte coletivo, vamos reduzir os deslocamentos entre Igarassu e o Centro do Recife em 30 minutos, tanto na ida quanto na volta. A pessoa vai ganhar uma hora por dia”, declara.
O corredor tem início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até o Terminal da Ilha Joana Bezerra, com bifurcação para o Centro pela Avenida Cruz Cabugá. Deverá atender 180 mil passageiros por dia. O investimento nos 32 quilômetros (Igarassu-Centro) é de R$ 151 milhões. Outros R$ 96 milhões serão usados na implantação do ramal que parte da antiga Fábrica Tacaruna pela Avenida Agamenon Magalhães, até o Terminal de Joana Bezerra. A segunda etapa, até Jaboatão, está na fase de projeto.
A ação faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), que se propõe a implantar 100 quilômetros de corredores exclusivos do TRO na Região Metropolitana do Recife. Este é o segundo elevado do corredor Norte-Sul a entrar em atividade. O Viaduto Bajado I, nos Bultrins, para transporte individual, está em uso desde fevereiro último. O Bajado II, para transporte coletivo, será aberto no segundo semestre deste ano.
Morador de Ouro Preto, o ajudante de encanador Nélson Severino de Lima aponta o esgoto estourado numa praça da PE-15 e o canal cheio de lixo, ao lado do novo viaduto. “Vivo aqui há 44 anos e isso sempre foi assim. Quando cai dois pingos dágua, ninguém consegue mais passar. Disseram que o canal ia se dragado, mas a máquina está parada na rua, há um mês”, lamenta.
O corredor tem início no Terminal Integrado de Igarassu e segue até o Terminal da Ilha Joana Bezerra, com bifurcação para o Centro pela Avenida Cruz Cabugá. Deverá atender 180 mil passageiros por dia. O investimento nos 32 quilômetros (Igarassu-Centro) é de R$ 151 milhões. Outros R$ 96 milhões serão usados na implantação do ramal que parte da antiga Fábrica Tacaruna pela Avenida Agamenon Magalhães, até o Terminal de Joana Bezerra. A segunda etapa, até Jaboatão, está na fase de projeto.
A ação faz parte do Programa Estadual de Mobilidade Urbana (Promob), que se propõe a implantar 100 quilômetros de corredores exclusivos do TRO na Região Metropolitana do Recife. Este é o segundo elevado do corredor Norte-Sul a entrar em atividade. O Viaduto Bajado I, nos Bultrins, para transporte individual, está em uso desde fevereiro último. O Bajado II, para transporte coletivo, será aberto no segundo semestre deste ano.
Morador de Ouro Preto, o ajudante de encanador Nélson Severino de Lima aponta o esgoto estourado numa praça da PE-15 e o canal cheio de lixo, ao lado do novo viaduto. “Vivo aqui há 44 anos e isso sempre foi assim. Quando cai dois pingos dágua, ninguém consegue mais passar. Disseram que o canal ia se dragado, mas a máquina está parada na rua, há um mês”, lamenta.
Do: Informe PE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário