sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Bairro de Engenho Maranguape abandonado.

IMG_3723


Moradores do bairro Engenho Maranguape, que fica situado na cidade do Paulista (RMR) denunciam ao Informe-PE, o descompromisso da prefeitura para com a comunidade.

O mercado público do bairro está abandonado sem nenhuma manutenção, o mesmo serve apenas para ponto de assaltos e consumo de drogas.

É lixo espalhado pelas ruas, buracos, a população realmente está entregue ao abandono. O morador Antônio Salada, afirma e questiona que não é de hoje que existem problemas na localidade.

IMG_3668

  “A Prefeitura até asfaltou algumas ruas, porém não demorou muito e como vocês podem ver, já estão todas assim, esburacadas, rachadas” disse.

  Os moradores ainda pedem mais atenção da prefeitura, que seja feita uma requalificação no Mercado Público da comunidade, mais policiamento, que a coleta de lixo seja regular e fiscalizada. Que seja feito um recapeamento das ruas de melhor qualidade, para assim chegar ao fim dos buracos no local.

  “Não aguentamos mais essa situação, vivemos assim entregues ao Deus dará, ao caos, as provisoriedades, as incertezas, estamos esquecidos, literalmente abandonados”. Finalizou Antônio.

Do: Informe PE.

Preços dos combustíveis.

 
O Governo Federal precisa realizar uma fiscalização rigorosa nos postos de combustíveis do litoral norte de Pernambuco. 

 Os preços cobrados são idênticos de um posto para outro, não existindo concorrência entre eles. 

 Os motoristas são obrigados a pagarem pelo preço estabelecido, de Paulista até Itamaracá. 

Do: Fernando Melo Igarassu/PE.

Em Olinda, Gestoras de Políticas Públicas para Mulheres debatem Cidades Seguras.


  •  

      O município de Olinda sediou ontem, 28, o VII Encontro do Fórum de Gestoras dos Organismos Municipais de Políticas para as Mulheres da Região Metropolitana do Recife e das cidades-pólo de Caruaru, Garanhuns e Petrolina, que ocorreu em horário integral. O evento foi realizado na Pousada São Francisco, no bairro do Carmo e tratou da temática Cidades Seguras para as Mulheres, com o objetivo de debater formas de  se construir cidades mais seguras e livres da violência de gênero.

      A Secretária Estadual da Mulher, Cristina Buarque, participou da mesa de abertura do VII Fórum, que contou com a presença do vice-prefeito de Olinda, Enildo Arantes, da Secretária executiva da Mulher e dos Direitos Humanos de Olinda, Eliane Cavalcanti, da Secretária da Mulher de Recife e coordenadora do Fórum, Silvia Cordeiro, entre outras autoridades. 
      A reunião mensal das gestoras deste fórum visa levar para o debate  políticas públicas, a ser desenvolvidas pelo conjunto de municípios, que venham melhorar a qualidade de vida das mulheres.  Em setembro será a vez de São Lourenço da Mata receber a iniciativa, que já está marcada para o dia 25, e vai debater como tema Habitação.
      Cristina Buarque falou que a satisfação com o fortalecimento dos organismos de políticas públicas para as mulheres se renova a cada encontro, que se reúne mensalmente em um dos municípios que compõe o fórum. A gestora registrou que os prefeitos devem dar um apoio ainda maior, colocando estes organismos no patamar de secretarias, para terem gerencia sobre orçamentos, “assim as gestoras poderão efetivamente administrar este recursos em ações concernentes ao gênero”. Também destacou a importância da instalação de creches dentro dos municípios para as mulheres, e, falou sobre a atual conjuntura política do País, com a realização de manifestações populares, “a juventude sempre foi o termômetro social”.
      Ainda pela manhã, a diretora de enfrentamento da Violência de Gênero da Secretaria da Mulher, Fábia Lopes, fez uma apresentação sobre o Pacto Estadual de Enfrentamento da Violência contra as Mulheres : Cidades Seguras  e, ainda, falou sobre a Campanha Maria da Penha Vai à Escola.  
      Também foi exibido um vídeo do projeto Cidade Segura, desenvolvido pela Secretaria de Segurança Pública de Olinda. As gestoras presentes ao evento puderam debater o tema e indicar prioridades de políticas públicas para a construção de ambientes nas cidades, que venham garantir a efetivação dos direitos humanos, principalmente das mulheres.
      À tarde, a gestora de Olinda, Eliane Cavalcanti, coordenou os trabalhos de fechamento do projeto de Fortalecimento das Estratégias de Empoderamento Econômico das Mulheres e Elevação de Escolaridade (Ensino Infantil). 
    Por: Ceça Ataides - Assessora de Comunicação e Imprensa da Secretaria da Mulher do Governo do Estado.
    81 3183.2955 - 81 9488.3620 

Nova diretoria.

Do: Fernando Melo.

Presidiário em regime semi-aberto é detido com duas armas na saída da PAISJ.

 Douglas Soares Silveira, de 23 anos, responde por 18 homicídios.


  Um presidiário em regime semi-aberto foi preso nesta quinta-feira (29), quando saía para trabalhar da Penitenciária Agro Industrial São João (PAISJ), em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife. Segundo a Polícia, Douglas Soares Silveira, de 23 anos, responde por 18 homicídios.
  Os policiais receberam a informação de que o suspeito tinha saído da unidade prisional com o veículo Fiat Uno e seguia em direção a Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, onde trabalhava em um buffet. Uma equipe do 18º Batalhão do Grupo de Apoio Tático Itinerante (Gati) realizou a abordagem na estrada que dá acesso ao presídio e encontrou uma pistola 380 e um revólver calibre 38.
  Douglas foi encaminhado a delegacia do município e prestou depoimento ao delegado. Em seguida, o suspeito foi encaminhado ao Centro de Observação e Triagem Professor Everardo Luna (Cotel), em Abreu e Lima.

Da: Folha PE.

quinta-feira, 29 de agosto de 2013

Dupla é presa em flagrante em Paulista.

  Com eles foram apreendidos um revólver de calibre 38, oito munições, e cerca de meio quilo de maconha.


  Dois homens foram capturados pela Polícia Civil, na tarde desta quarta-feira (28) no município de Paulista. De acordo com a polícia, Ednaldo Alexandrino de França, de 28 anos, era traficante de drogas conhecido como "Nino da 12", era foragido da Penitenciária Agroindustrial São João (PAISJ), de Itamaracá, desde outubro do ano passado, e estava na lista dos mais procurados da Secretaria de Defesa Social (SDS). Além dele, foi preso ainda o seu comparsa Antônio Raimundo da Silva, de 29 anos, conhecido como Tonho.

   Após a prisão, a dupla foi levada para a delegacia de plantão de Peixinhos, em Olinda. Com a dupla, foram apreendidos um revólver de calibre 38, oito munições, aproximadamente 500 gramas de maconha, uma balança de precisão, R$ 11 e sacos plásticos onde eram divididos os entorpecentes.

   Segundo informações repassadas pelo delegado Bruno Magalhães, Nino já vinha sendo investigado há cerca de seis meses como o responsável pelo comando do tráfico de entorpecentes nos bairros de jardim Brasil e Vila Popular, em Olinda, e também ter o controle de algumas bocas de fumo no município de Paulista, onde Ednaldo estava se escondendo dos policiais. Depois de capturado, o homem foi encaminhados para o bairro de Caetés III, em Abreu e Lima, onde a maior parte do material apreendido foi encontrado.

   Além do envolvimento com o tráfico de drogas, o delegado também informou que Nino pode ser o mandante de alguns homicídios, que possuem relação com a venda de drogas. Segundo o delegado, Nino da 12 será autuado em flagrante por posse ilegal de armas e munição, tráfico de entorpecentes e associação para o tráfico.

Da: Folha PE.

Atrações da Abertura do Verão 2013.


        A Prefeitura da Ilha, divulgou as atrações para a Abertura do Verão 2013, vale a pena conferir.

Do: Itamaracá em Foco.

quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Acusado de homicídio é preso em Goiana.


  
  Policiais Civis do Departamento de Investigação da 11ª Desec, com apoio da Equipe Malhas da Lei, prenderam o homicida Adjevaldo Seabra da Silva, vulgo "Val", de 24 anos, por força de mandado de prisão, neste domingo (25), em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

 O acusado responde por tentativa de homicídio e homicídio, quando praticou os crimes por motivos fúteis, não permitindo às vítimas Issac Gonçalves e José Edilson nenhuma chance de defesa.

 Adjevaldo foi conduzido para a 44ª Delegacia de Polícia de Goiana, sendo encaminhado para o Presídio de Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, onde permanecerá à disposição da justiça.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Auxiliar de jardinagem é preso com arma de fogo.


  
  Policiais Militares da 3ª Cia do 2º BPM/PE, com apoio da ROCAM, sob o comando do Sargento Djair, prenderam um indivíduo com arma de fogo, na noite deste domingo (25), na Rua Projetada, próximo a uma churrascaria, no bairro de Flexeiras, em Goiana, Mata Norte de Pernambuco.

  De acordo com a polícia (Sgt Djair, Sd T. Rodrigues, Sd Leandro Sousa e GT Rocam), o auxiliar de jardinagem Jorge Honorio de Santana, de 26 anos, ao avistar a viatura correu, mas foi alcançado e abordado. Ele possuía um revólver calibre 32, com cinco munições intactas, do mesmo calibre. Jorge foi conduzido para o plantão da 44ª Delegacia de Polícia de Goiana.

  A delegada Ana Carolina Guerra arbitrou uma fiança de 10 salários mínimos, que não foram pagos pelo acusado, sendo encaminhado para a Cadeia Pública de Goiana.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Números de assaltos a veículos preocupa goianenses.


Duas ocorrências foram registradas em menos de três dias.

  Com o desenvolvimento da cidade e a falta de ações práticas e eficientes para o combate à criminalidade no município, Goiana se transforma em alvo fácil para os bandidos. Há alguns meses, os maiores traficantes de droga da cidade foram presos e, consequentemente, diminuíram o índice de venda de entorpecentes e de homicídios, porém, em contrapartida, houve um aumento significativo no índice de assaltos à veículos e transeuntes no município.

  Atualmente, as ocorrências e relatos de assaltos estão provocando revolta, impotência, desespero e medo à população, que não sabe como agir diante do furto de um bem ou até mesmo da extrema violência de um assaltante, a exemplo da ameaça de morte com uma arma apontada em sua cabeça.

 Nesta segunda-feira (16), por volta das 06h30 da manhã, um comerciante foi alvo de uma dupla criminosa, que de posse de um revólver, ameaçaram e roubaram diversos objetos pessoais, como documentos, câmera digital, notebook, aparelhos celulares e dinheiro, além de uma caminhonete Chevrolet, modelo Montana Sport, de cor preta e placas PEX-4396/Goiana-PE, que estava estacionada em frente ao seu estabelecimento comercial, que acabara de abrir, na Rua Ângelo Jordão, no centro da cidade.

  Segundo a vítima, os dois possuíam entre 25 e 40 anos e realizaram a ação criminosa em menos de 7 minutos, fugindo em seguida, sentido Rodovia BR-101.

  Próximo dali, há menos de 3 dias, outro comerciante teve um veículo subtraído por uma quadrilha de assaltantes na cidade. Um veículo Fiat, modelo Uno Mille, de cor vermelha e placas PFV-8169/Goiana-PE, estava estacionado na Travessa do Rosário, e, ao retornar, após alguns minutos, por volta das 12h, o carro já havia sido furtado. Conforme visualizado em câmeras de vigilância, a ação durou cerca de 13 minutos e envolveu cerca de 3 pessoas.

  Polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal já foram comunicadas sobre os assaltos, mas ninguém ainda foi preso.

 Segundo informações, o grupo teria integrantes goianenses, que ajudariam e facilitariam os roubos e furtos de veículos, repassando detalhes de seus proprietários.

A 44ª Delegacia de Polícia de Goiana investiga os dois casos.

Do: Blog do Anderson Pereira.

Justiça determina interdição parcial de cadeia superlotada em Goiana.

Foto: SDS/divulgação
 Unidade na Mata Norte tem capacidade para 78 presos, mas abriga 106.

 Governo do estado, réu na ação, ainda pode recorrer da decisão.


  Decisão do Tribunal de Justiça de Pernambuco (TJPE) determina a interdição parcial da cadeia pública de Goiana, na Mata Norte de Pernambuco, que está superlotada. A unidade tem capacidade para 78 presos, mas atualmente abriga 106 detentos. 

  A sentença foi proferida pelo juiz da 1ª Vara Cível da Comarca do município, Severiano Antunes, na segunda (26) e divulgada nesta terça (27). Ele também obriga a transferência de 28 internos para o Presídio de Igarassu, no Grande Recife. 

 O governo do estado, réu na ação, ainda pode recorrer da decisão. Em caso de descumprimento, fica obrigado a pagar multa diária de R$ 500. A Secretaria-Executiva de Ressocialização (Seres) informou, na tarde de hoje, que ainda não foi notificada.


   O magistrado atendeu ao pedido de interdição feito pelo Ministério Público de Pernambuco (MPPE). A decisão também determinou o fechamento das celas que não possuírem condições adequadas de segurança, integridade física e psíquica, saúde e alimentação adequada, após perícia técnica determinada à Vigilância Sanitária do município.

   Na denúncia, o Ministério Público afirma que, há anos, a cadeia pública vem se destacando como modelo de violação dos direitos humanos. Ressalta ainda que a fossa séptica do presídio encontra-se entupida e que há fortes indícios de que o excremento ejetado possa estar contaminando a água da cisterna que abastece a unidade. 
  Segundo o órgão, o sistema elétrico apresenta problemas, o que acarreta quedas constantes de energia. Mesmo sem ter recebido a notificação da Justiça, a Seres adiantou que o problema com a fossa foi resolvido.
  “Tenho como certo que a inobservância de condições sanitárias, de higiene e de segurança representa grande possibilidade de dano irreparável ou de difícil reparação aos presos, aos servidores públicos da cadeia e à população do município”, destacou o juiz em um dos trechos da sentença.
Do: G1/PE.

DTT realiza fiscalização nas ruas de Abreu e Lima.

  A Diretoria de Transporte Trânsito(DTT) do município de Abreu e Lima realizou recentemente uma fiscalização nas ruas do bairro de Caetés Velho e Caetés III para abordar e orientar os condutores de veículos automotivos que estacionam de forma irregular, atrapalhando não só a fluidez do trânsito local, como também obstruindo a passagem dos pedestres.




 A diretoria informa que a ação continuará em outros bairros do município.

Do: Abreu e Lima em destaque.

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Quatro suspeitos de estelionato são presos no Grande Recife.

  Homens usaram documentos falsos para tentar obter empréstimos.
   Um deles chegou até mesmo a abrir uma empresa com dados falsos.



  Quatro homens foram presos em flagrante, em Igarassu, na Região Metropolitana do Recife, acusados de usar documentos falsos para conseguir empréstimos. Eles foram detidos na sexta (23), mas o caso foi apresentado nesta segunda-feira (26), na sede do Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri) da Polícia Civil, no Recife.
 As prisões aconteceram no momento em que os acusados iam receber um empréstimo de R$ 3 mil. Um dos suspeitos, de 32 anos, chegou a abrir conta e até mesmo uma empresa com documentação falsa, mas foi detido antes de pegar o dinheiro. Outros dois homens que aguardavam o segundo suspeito também foram presos em flagrante.
  O quarto detido tinha 25 anos e estava utilizando o nome outro jovem. Funcionários do banco desconfiaram da documentação e chamaram a polícia.“Esses bancos e correspondentes bancários possuem um setor de fraude e, às vezes, o próprio funcionário responsável pelo preenchimento da ficha ou contrato de adesão, na formalização do contrato, desconfia de algum detalhe do documento ou do comportamento da pessoa que está pedindo o crédito. Então, eles fazem contato conosco e uma equipe procede ao local”, explicou o delegado Rômulo Aires.
  De acordo com a polícia, eles vão responder pelos crimes de uso de documento falso e estelionato, que é obtenção de vantagem financeira ilícita. Os quatro foram encaminhados para o Centro de Triagem (Cotel), em Abreu e Lima, na Região Metropolitana do Recife.

Do: G1/PE.

domingo, 25 de agosto de 2013

Goiana ganha Portal de Turismo e Cultura. Clique na imagem e confira!


Do: Blog do Anderson Pereira.

Peixe-boi mais velho de Pernambuco completa 50 anos.

  Xica, a aniversariante, é a mesma que viveu confinada por

 22 anos.


  O peixe-boi mais velho do Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA/ICMBio), localizado na Ilha de Itamaracá, ao Norte do Grande Recife, chegou aos 50 anos. Xica, a aniversariante, é aquela que viveu confinada por 22 anos (1970-1992) num tanque na Praça do Derby, área central da capital pernambucana.

  Foram 22 anos de sofrimento, diz a bióloga Maria Adélia de Oliveira, representante da Associação Pernambucana de Defesa da Natureza (Aspan).  O animal morava num recinto raso e pequeno para suas dimensões:  2,45 metros de comprimento e cerca de 300 quilos de peso. Enquanto isso, o tanque  tinha 12 metros de diâmetro e 1,5 metro de profundidade.

 Sem espaço para se locomover, Xica, uma fêmea de peixe-boi marinho (Trichechus-manatus), nadava apenas em círculo, no sentido horário, o que lhe custou uma má formação lombar.  Além disso, a água do canal da Avenida Agamenon Magalhães, cheia de esgoto,  se infiltrava no tanque, nos períodos de maré alta, conta Maria Adélia.

  “A gente via a água mudar de cor,  quando a maré subia”, diz ela. Periodicamente, a prefeitura secava o recinto para dar banho em Xica, esfregando o corpo com vassouras. Num dos banhos, agitada,  ela feriu as costas na areia acumulada no fundo do tanque. O machucado nunca cicatrizava. Como o lugar era raso, Xica vivia com as costas sempre ao sol.

   Para completar, as pessoas chegavam muito perto do animal. “Davam comida e pipoca, tocavam nela, eram condições inadequadas”, lembra Maria Adélia. Por dez anos, a Aspan tentou levar Xica para um cativeiro natural, numa praia da Paraíba. Em 1990, com a inauguração de uma base do Projeto Peixe-Boi  (na época ligado ao Instituto Brasileiro do Meio Ambiente, o Ibama) em Itamaracá, a entidade iniciou campanha para transferir Xica para a ilha.

   A Aspan recorreu ao Ministério Público, que obrigou o Ibama a fazer a transferência.  Em agosto de 1992, com 29 anos de idade, Xica foi levada para o centro, onde permanecesse há exatos 21 anos. Lá, curou a ferida das costas e teve três filhos, mas nenhum sobreviveu. É a primeira peixe-boi do Brasil a parir em cativeiro. “Xica é uma vencedora”,  resume Adélia.

  A peixe-boi foi capturada num curral de pesca da Praia de Ponta de Pedras, em Goiana, Litoral Norte de Pernambuco, em 1963, ainda filhote. Passou sete anos num tanque, numa fazenda da mesma praia, até ser doada à Prefeitura do Recife e levada para a Praça do Derby.

  O aniversário de Xica será comemorado até o fim de 2013, no CMA. Cartazes nos ônibus e nas escolas convidam a população para celebrar a data. O museu do centro preparou exposição com fotos de Xica, maquete do antigo cativeiro na Praça do Derby e painéis contando a história de vida do mamífero. Filme e palestra completam a programação.

 O CMA (antigo Projeto Peixe-Boi e hoje vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio)  abre para visitações todos os dias, das 9h às 16h. O ingresso custa R$ 10 (inteira) e R$ 5 (meia). Escolas públicas não pagam e visitas em grupo devem ser agendadas. O telefone do centro é 3544-1056.

Do: JC Online.

Para onde vai o nosso dinheirinho da cultura.

  A já polêmica Lei Rouanet, que procura fomentar a cultura por meio de isenção tributária, traz mais um capítulo de discussão envolvendo, agora, o estilista Pedro Lourenço e a ministra da cultura Marta Suplicy.

  O estilista conseguiu aprovação de captação de recursos no total de R$ 2,8 milhões para mostrar suas criações na semana de moda de Paris em outubro de 2013 e março de 2014 por intervenção direta de Suplicy.

  A aprovação causou mal estar dentro do Ministério porque o projeto havia sido retirado da pauta de votação em junho, quando entrou pela primeira vez, mas voltou ao plenário no último dia 7 e foi recusado pela Comissão Nacional de Incentivo à Cultura (Cnic), que avalia como e a quem a Lei vai beneficiar. Há pouco mais de uma semana a representante dos desfiles entrou com recurso e logo depois Marta aprovou o projeto.

  O maior ponto de debate é acesso limitado do público geral ao desfile, limitado a 300 pessoas. Membros da comissão também questionam o financiamento de produtos de uma iniciativa privada que está promovendo um evento exclusivo fora do país. Outros tópicos levantados são de que o único beneficiado é a empresa e não o público como um todo e que outros projetos com custo benefício maior não passaram pela análise.

  Empresários do setor e estilistas se dividem a respeito do incentivo. Raquell Guimarães, dona da marca mineira de tricô Doisélles, critica o texto apresentado por Lourenço, onde classifica seu desfile como uma “mostra de artefatos artísticos”. Segundo ela, a proposta do desfile não justifica o incentivo e afirma que “estilista que se intitula artista tem colocar sua roupa no museu”.

  A alegação da estilista diz respeito ao tópico de separação entre marcas autorais e comerciais, na qual, de acordo com ela, o desfile de Pedro se encaixa na segunda categoria.

  Suplicy justificou sua intervenção por meio de nota à imprensa afirmando que a medida “é a construção da nova imagem brasileira, onde valores da nossa cultura têm o poder de influenciar e agregar valor ao nosso país”. A ministra ainda afirma que muitos outros estilistas poderão se beneficiar do incentivo a partir dessa aprovação.

  Outros nomes de peso como Ronaldo Fraga e Alexandre Herchcovitch foram aprovados pela Lei e receberão respectivamente R$ 2,1 e R$ 2,6 milhões para seus projetos.

  Herchcovitch procurou financiamento para desfiles na SPFW e semana de moda de Nova York. Já Ronaldo, que passou sem problemas por focar apenas no Brasil, conseguiu recursos para dois desfiles na semana de moda de São Paulo.

Do: Site Finissimo.

Agentes de saúde realizam feira de conhecimento em Goiana.

SAM_2114



   Para comemorar os 14 anos de implantação do Programa de Agentes de Saúde no município de Goiana, na manhã de hoje (22), na Praça João Pessoa, a Prefeitura, a Associação Municipal de Agentes de Saúde (AMAS) e o Centro de Ensino Técnico de Goiana realizaram uma feira de conhecimento.
    Segundo a diretora da Atenção Básica da Secretaria de Saúde de Goiana Lícia Maciel “A feira teve como objetivo, apresentar o trabalho que os agentes realizam e mostrar a importância da categoria”. Durante todo dia, os agentes comunitários explicaram à população sobre diversos temas como esquistossomose, endemias, saúde da mulher, do homem, idoso, crianças e nas escolas entre outros.
    Testes de glicemia e aferição de pressão também foram realizados no local.

Futuro de Goiana à mercê da infraestrutura precária.

  Estradas mal conservadas, trânsito intenso. A realidade dos trabalhadores dos polos industriais fixados na Mata Norte ainda é bem diferente do cenário de desenvolvimento prometido para os próximos anos.



    A cidade de Goiana, na Zona da Mata Norte do estado, receberá grandes polos industriais. É lá onde está sendo instalado o Polo Farmacoquímico (com mais de 11 empresas), o Polo Vidreiro (com seis empresas), além do Polo Automotivo, ancorado pela montadora Fiat. 

  Mas o acesso à região é preocupante. Para chegar até o município, é preciso cruzar diversas cidades. Em muitos momentos, o trânsito para, como acontece em Abreu e Lima, trecho mais crítico em termos de mobilidade (leia também na versão impressa do Diario deste domingo). 

   Para chegar na hora ao trabalho, o chefe de serviço de engenharia da Hemobrás, Jorge Luiz Batista Cavalcanti, acorda às 5h30. Isso porque o ônibus oferecido pela empresa passa em Setúbal, onde ele mora, pontualmente, às 6h20.

   “O expediente na fábrica começa às 8h, mas muitas vezes chegamos atrasados. O trânsito é muito complicado. Eu aproveito a viagem para dormir ou ler um livro”, conta. 

    A volta para casa é o mesmo processo. O ônibus sai de Goiana às 17h, mas a viagem só acaba por volta das 19h. “Algumas vezes eu preciso ir de carro, mas é muito estressante. A BR é muito pesada. Buraco, trânsito, obra… Carro, só uso em casos extremos”, diz.

  O trânsito lento fez com que, inclusive, alguns executivos que moram fora do estado optassem por se hospedar em João Pessoa, capital da Paraíba. No início deste mês, a Kablin, produtora e exportadora de papéis para embalagem, sacos industriais e embalagens de papelão ondulado do Brasil, que está instalada em Goiana, realizou a coletiva de imprensa para anúncio da expansão da unidade na Paraíba. O motivo? Segundo os executivos presentes no evento, o trânsito, que flui melhor no estado vizinho.



    A saída para o problema é o Arco Metropolitano, que ligará a BR-101 Norte, em Igarassu, no Grande Recife, à BR-101 Sul, no Cabo de Santo Agostinho, onde está localizado o Complexo Industrial Portuário de Suape. 

   As obras que somarão 77 quilômetros estão orçadas em R$ 1,5 bilhão. Desde março, o Arco Metropolitano está sendo tocado pelo governo federal.

    O projeto é composto por três trechos: o Norte, com 32 quilômetros (ligará a BR-101 Norte à BR-408), o Sul, de 24 km (ligará a BR-101 Sul à BR-108), e o Oeste, de 20 km (ligará a BR-232 à BR-408). 

  Hoje, o projeto está na fase de licenciamento ambiental objetivando a elaboração de anteprojeto. Quando a obra for autorizada, serão necessários cerca de 36 meses para conclusão do projeto. Enquanto ele não sai do papel, o governo do estado está tocando a construção ou reforma de 11 rodovias que servirão para o escoamento da produção industrial. 

  “Temos esperança que o edital do Arco Metropolitano saia até outubro. Este é o pleito principal das empresas. Mas estamos dando andamento a um conjunto de obras para atender esta demanda. Até dezembro de 2014 todas essas onze rotas estarão implantadas”, afirma o secretário executivo de Projetos Especiais da Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco, Luiz Quental Coutinho.

Do: DP.