quarta-feira, 17 de julho de 2013

Descaso na Praia de Jaguaribe, em Itamaracá.

  O famoso cartão-postal hoje tem poucos atrativos. 

  Há calçadas quebradas e esgotos estourados. Faltam

opções de lazer.



 / Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

Foto: Clemilson Campos/JC Imagem

  A praia de Jaguaribe, em Itamaracá, Região Metropolitana do Recife, já foi considerada um ponto turístico importante da ilha.

  Hoje, comerciantes e moradores reclamam da falta de infraestrutura, que afasta os turistas e prejudica o comércio. 

 A orla está abandonada, com calçadas quebradas, esgotos estourados correndo a céu aberto, sem banheiros públicos ou área de lazer.

  E esse cenário continuará o mesmo por um bom tempo. Um projeto orçado em R$ 9 milhões chegou a ser homologado em janeiro de 2012 pela Secretaria das Cidades. 

 Assinado o contrato, a Prefeitura de Itamaracá ficou responsável pela retirada dos comerciantes, o que não ocorreu.

  O projeto previa a implantação de quiosques ao longo da orla, além da construção dos sanitários, uma Academia das Cidades e bares. “Gostaríamos muito que finalmente essa promessa saísse do papel. 

   Precisamos de um ambiente mais adequado para trabalhar”, declarou Ana Paula de Lima, 38 anos, dona de um bar na orla. Ela vive na região há 20 anos. “Antigamente, tinha muito turista aqui. 

   Hoje, as pessoas que frequentam a praia são das cidades vizinhas. Eles trazem a própria bebida e comida. E ainda deixam o lixo pra trás.”

  O projeto também contemplaria a implantação de mirantes, estacionamento e todo o mobiliário urbano, nos 6,2 quilômetros de orla.

  A Academia das Cidades teria quadra de vôlei, pista de Cooper, mesa de jogos e equipamentos de lazer.

  De acordo com a Secretaria das Cidades, o consórcio ganhador da licitação solicitou a rescisão do contrato. A quebra foi oficializada em dezembro de 2012, quando o orçamento do Estado para o ano de 2013 já havia sido fechado. 

  A Secid aguarda a retirada dos comerciantes, pela prefeitura, bem como um novo ciclo orçamentário.

  Por enquanto, moradores e comerciantes vão sobrevivendo como podem. “Todos os anos nós ouvimos a mesma promessa. Não acredito mais. 

  Entra prefeito, sai prefeito, é a mesma coisa”, lamentou Ricardo José da Silva, de 42 anos. A reportagem não conseguiu entrar em contato com a Prefeitura de Itamaracá.

Do: JC Online.

Nenhum comentário:

Postar um comentário