sábado, 25 de maio de 2013

CPRH promove palestra sobre uso de geotecnologias para identificar corredores ecológicos.


  A Agência Estadual de Meio Ambiente (CPRH) promove nesta sexta-feira, dia 21, em seu auditório, no bairro de Casa Forte, mais uma edição do Programa Novas Ambientais. 

  A apresentação versará sobre “o uso das Geotecnologias como instrumento de apoio e identificação de áreas com potencial para implantação de corredores ecológicos: O caso da Ilha de Itamaracá”.

 O convidado é o coordenador de geoprocessamento da Unidade de Geoinformação do Instituto de Tecnologia de Pernambuco (Itep), Felipe José Alves de Albuquerque. 


 Segundo o palestrante, o objetivo da exposição é demonstrar a aplicação de um modelo teórico-metodológico para definição de corredores ecológicos, baseado em processos de interpretação e análise territorial.

 Ao abordar a Ilha de Itamaracá como área-objeto, será ressaltada a importância dos corredores ecológicos em assegurar trocas gênicas entre espécies vegetais e animais, assim como em promover a perenidade de sistemas ambientais. 

  Corredor ecológico ou corredor de biodiversidade é o nome dado à faixa de vegetação que liga grandes fragmentos florestais ou unidades de conservação separados pela atividade humana (estradas, agricultura, clareiras abertas pela atividade madeireira, etc.), proporcionando à fauna o livre trânsito entre as áreas protegidas e, conseqüentemente, a troca genética entre as espécies.

 Localizada no Litoral Norte do Estado, a Ilha de Itamaracá é constituída por seis áreas protegidas: Mata do Engenho Amparo, Engenho São João, Macaxeira, Jaguaribe, Santa Cruz e Lanço dos Cações. 

  Estas áreas, ocupantes da porção ocidental da Ilha, destacam-se por serem refúgios da vida silvestre, pela proximidade uma das outras e alto potencial para conectividade entre fragmentos florestais.

  O Programa Novas Ambientais da CPRH é um espaço aberto para receber as principais novidades da área ambiental: apresentação dos resultados de pesquisa, iniciativas que deram certo, novos produtos, ideias e conceitos, sempre com o foco no desenvolvimento sustentável de Pernambuco. 

  Os encontros ocorrem uma vez por mês e são abertos aos técnicos da CPRH e ao público em geral.

Do: DP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário