sábado, 16 de fevereiro de 2013

Filhotes de tartarugas marinhas são resgatados no Janga.


6aa314088a244bc258e47eff3496c933.jpg
Filhotes foram encontrados por acaso na praia do Janga.
Fotos: Adriano Artoni/Blog O Mareante
 Na noite desta sexta-feira (15), 18 filhotes de tartarugas marinhas foram resgatados de um ninho e soltos no mar da praia do Janga, no município de Paulista, Região Metropolitana do Recife (RMR). Os bichos foram encontrados por moradores da região que alertaram um ambientalista voluntário do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

 Adriano Artoni, que também escreve para o blog O Mareante, estava na redondeza após ser chamado para proteger um ninho de tartaruga marinha que havia sido feito na tarde dessa quinta-feira (14), quando encontrou um filhote na areia. Ao questionar os moradores sobre de onde havia saído o filhote acabou sendo levado a outro ninho.

 "Quando cheguei no ninho comecei a cavar com a ajudar de um morador e acabamos encontrando filhotes vivos, outros mortos, ovos que havia eclodido e outros que não chegaram serem chocados", contou Adriano. 

 O ponto onde o ninho foi encontrado fica nas proximidades da ponte do Janga, onde há uma Associação dos Pescadores. Confira um trecho do trabalho de resgate que começou ainda na tarde desta sexta.

 O ambientalista conseguiu um caiaque para entrar no mar e soltar os 18 animais que ainda estavam vivos. Segundo ele, 112 ovos foram encontrados já sem as tartaruguinhas. Além disso, também foram contabilizados 18 filhotes que não nasceram e 36 que morreram dentro no ninho.

 Segundo informações da população, alguns moradores da região chegaram a levar filhotes para criar em cativeiro, enquanto outros usaram os ovos das tartarugas marinhas para se alimentar. 

 O ambientalista alerta que manter esses animais em cativeiro é crime ambiental, sujeito a multa e detenção, assim como consumir os ovos. Ele ressalta ainda que o consumo desses ovos pode trazer graves problemas à saúde humana.


 O projeto Tamar e o Ibama já foram avisados sobre o ninho que já está protegido e acerca do ninho de onde as tartaruguinhas foram resgatadas, ambos na praia do Janga. Ainda segundo Artoni, há, pelo menos, nove ninhos de tartarugas nas praias da RMR. 

 São cinco em Jaboatão dos Guararapes (Piedade, Barra de Jangada e Candeias) e quatro em Paulista. Ainda há registros de outros ninhos nas praias de Porto de Galinhas e Maracaípe, no Litoral Sul do Estado. O período de desova começou em novembro e vai até março, durante o verão no Brasil.

Do:  NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário