sábado, 1 de dezembro de 2012

Dia Mundial de Combate a Aids: Já fez seu teste de HIV?



 Todo internauta já está careca de saber que neste sábado, dia 1º de dezembro, é lembrado como o Dia Mundial da Luta Contra a Aids. E o LGBTudo está dando uma de “tio chato” e batendo de novo na tecla na necessidade de se fazer o teste de HIV. 

 Especialistas da saúde e autoridades apontam que o maior desafio para o Brasil no controle das contaminações pelo vírus HIV é a busca por pessoas que não sabem que estão infectadas. Estima-se que cerca de 250 mil pessoas das 630 mil que têm o vírus no país não sabem da condição. E o teste é a forma indicada para a descoberta.

 Neste sábado, a Secretaria Estadual de Saúde monta no Pátio de São Pedro, no Centro do Recife, a partir das 9h, um estande para fazer testagem rápida e gratuita da doença. Serão disponibilizados exames para 400 pessoas. Em todo o estado, sobe para 10 mil o número de exames. 
 Além da capital, outros 18 municípios estarão mobilizados na ação: Afogados da Ingazeira, Arcoverde, Ipojuca, Paulista, Garanhuns, Abreu e Lima, Itambé, Salgueiro, Goiana, Cabo de Santo Agostinho, Petrolina, Timbaúba, Vitória, Santa Cruz do Capibaribe, Camaragibe, Serra Talhada, Jaboatão dos Guararapes e Olinda.
 Para quem não estiver disposto a acordar cedo neste sábado, o projeto Quero fazer está sempre circulando com um trailer pelas baladas do Recife, fazendo testes gratuitos (é só um furinho no dedo e o resultado sai em 20 minutos) com o público LGBT.
 Mas também não custa nada chamar os amigos e dar um pulinho na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. Lá, além do teste de HIV e sífilis gratuitos, a galera pode conversar com psicólogas sobre a doença. Se o teste negativo, o negócio é continuar se protegendo. 
 Se der positivo, pode ter certeza que terá todo apoio necessário. O Ministério da Saúde também está fazendo campanha nas redes sociais e tirando dúvidas sobre a doença. Para conferir, clique aqui.
Teste gratuito pode ser feito na Policlínica Gouveia de Barros, na Boa Vista. Crédito: Alessandro Assunção/ON/D.A. Press

Exames:

 Em 2011, foram feitos, só em Pernambuco, 170.855 testes rápidos HIV. Em 2012, até outubro, já foram 149.055. No Brasil, desde a sua implantação, em 2005, foi registrado aumento de 340% no número de testes ofertados (de 528 mil, em 2005, para 2,3 milhões, em 2011), segundo o Ministério da Saúde (MS). De janeiro a setembro deste ano, já foram distribuídas 2,1 milhões de unidades do exame. A expectativa é fechar 2012 com a remessa de cerca de 2,9 milhões, apenas para detecção do HIV.

Números alarmantes:

 De acordo com dados do Ministério da Saúde, Pernambuco possui seis municípios no ranking das 100 cidades acima de 50 mil habitantes com maior incidência de HIV, incluído capital e Região Metropolitana. Em 2011, foram notificados 1.191 novos casos de pessoas infectadas. Este ano, até o primeiro semestre, já são 335. De 1983 até hoje, Pernambuco registrou 17.402 casos.

Serviço:

 CTA – Centro de Testagem a Aconselhamento em DST e Aids
Policlínica Gouveia de Barros – Rua Gervásio Pires, s/n, Boa Vista
Telefone: (81) 3421-9122/ 3221-9100
Atendimento: de segunda a quinta, das 7h às 17h.

Do:Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário