Foram apresentadas esta terça-feira (28), na sede operacional da Polícia Civil, duas quadrilhas de assaltantes de bancos e estabelecimentos comerciais presas em duas operações distintas que envolveram as Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Federal. Um dos grupos criminosos foi responsável pela ação contra o Banco Santander, no bairro de Parnamirim, na última sexta-feira (24). Já segunda quadrilha acabou detida na BR-101 quando se deslocava para mais uma investida criminosa no interior do estado.
No total, 12 pessoas envolvidas com roubos a agências bancárias foram tiradas de circulação no mesmo dia pelos órgãos de segurança que atuam em Pernambuco. De acordo com o delegado Antonio Barros, que chefia o Departamento de Repressão aos Crimes Patrimoniais (Depatri), mais de 60% das ocorrências de roubos em Pernambuco este ano tiveram a participação de algum dos acusados detidos nas ações. “Das 12 ocorrências, sete já estão esclarecidas. A nossa meta é a resolução de 100% dos casos”, informou.
A prisão do grupo que assaltou a agência do Banco Santander, em Parnamirim, ocorreu em razão da troca de informações entre as Polícias Civil e Militar. Segundo o Coronel Vanildo, comandante do 11º BPM, responsável por parte da Zona Norte do Recife, um alerta da Delegacia de Roubos e Furtos sobre um possível assalto ajudou na prisão dos suspeitos. “Recebemos a informação do Ciods repassada pela delegacia. Colocamos nossas equipes nos principais corredores bancários”, informou.
Antes da chegada da PM, os suspeitos renderam os seguranças com uma arma de brinquedo. Na saída, os policiais militares conseguiram prender cinco dos sete integrantes da quadrilha. Após troca de tiros, quatro assaltantes foram atingidos, vindo um a óbito no local do crime. Em seguida, agentes da Delegacia de Roubos e Furtos efetuaram a prisão de mais duas pessoas envolvidas no assalto. Ângelo Marcos da Silva, de 19 anos, é apontado como líder do grupo. Ele foi encontrado quando se passava por cliente no supermercado próximo a região da ocorrência.
Os policiais apreenderam quatro armas de fogo (3 revolveres e 1 pistola). As armas foram tomadas de vigilantes e de um policial militar em assaltos anteriores. Todos os criminosos acabaram autuados em flagrante por roubo qualificado, tentativa de latrocínio, porte ilegal de arma e formação de quadrilha.
Já a segunda quadrilha detida também na última sexta-feira (24), planejava executar um assalto a algum estabelecimento comercial na cidade de Garanhuns, no Agreste do estado. Policiais civis e federais investigavam o grupo quando uma informação sobre a localização dos suspeitos desencadeou numa operação, que contou com o apoio da Polícia Rodoviária Federal.
Os cinco membros do grupo acabaram abordados com ajuda da PRF na BR 101, no bairro de Tejipió. Entre os assaltantes um menor de 16 anos foi apreendido. Todos já tinham passagem pela polícia por roubo, formação de quadrilha ou porte de armas. Com os assaltantes foram encontrados dois revólveres cal. 38 que também pertenciam a seguranças de agências bancárias. O grupo irá responder pelos crimes de porte ilegal e formação de quadrilha. Com exceção do menor infrator, os demais criminosos seguiram ao Cotel. O adolescente acabou recolhido na unidade da Funase de Abreu e Lima.
Fonte: PCPE.
Nenhum comentário:
Postar um comentário