terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

 No Grande Recife, estudante pode solicitar carteira pela internet.

Sistema 'Carteira Fácil' visa facilitar processo de produção dos documentos.
Carteira estudantil, que custa R$ 9, fica pronta em 30 dias.

 


    Os estudantes da Região Metropolitana do Recife, matriculados na rede de Educação Infantil, nos ensinos Fundamental, Médio, Profissionalizante e Pré-Vestibular podem solicitar a Carteira de Estudante 2012 pela internet. A requisição, chamada de Carteira Fácil, é um novo sistema criado para facilitar o acesso dos estudantes aos formulários e agilizar o processo de produção dos documentos, que até o ano passado era feito de forma manual. Com isso, espera-se economizar tempo e diminuir a burocracia na emissão.

3.009 escolas públicas e privadas da Região Metropolitana estão no cadastro do Consórcio Grande Recife. Com o novo serviço, o aluno pode fazer sozinho o pedido da carteira. No ano passado, foram emitidos 395 mil documentos estudantis. Este ano, a expectativa é de que haja um aumento de 10% a 20%.

Antes, o aluno preenchia os dados e entregava à secretaria da escola. A instituição de ensino encaminhava para o Consórcio Grande Recife. Isso dava margem a atrasos e erros no formulário. Por conta disso, sempre era necessário prorrogar a validade da carteira antiga porque a do ano anterior nunca saía a tempo.

Pelo novo sistema, o aluno entra na página do consórcio, clica no espaço “Carteira Fácil" e preenche o nome dele, o nome da mãe e data de nascimento. Se os dados estiverem corretos e o cadastro também, vai aparecer a foto dele. Em seguida, basta imprimir o boleto bancário, que custa R$ 9. A divulgação está sendo feita só agora, mas o processo informatizado está funcionando desde 30 de janeiro. 3.149 alunos já concluíram o pedido e fizeram o pagamento.

De acordo com o presidente do Consórcio Grande Recife, a carteira fica pronta em 30 dias. "O aluno não vem ao Grande Recife buscar. Quem vai é o representante da escola ou o diretor, que vão pegar as carteiras aqui. Ele [estudante] tem que fazer a pressão junto ao diretor ou à escola para vir aqui pegar a carteira", afirmou o presidente do Grande Recife Consórsio de Transporte, Nelson Menezes.

Ao fim do prazo, as carteiras estarão à disposição das escolas na Gerência Comercial do Grande Recife, na Avenida Agamenon Magalhães, 143, no bairro do Derby, área central da capital pernambucana. A tramitação das informações e documentação é feita entre o Grande Recife e as instituições de ensino, cabendo aos alunos solicitar a documentação, via internet, e confirmar se os dados estão corretos.

Outras informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 081 0158 ou pelo site do Grande Recife.
Fonte:G1/PE.

Nenhum comentário:

Postar um comentário