terça-feira, 6 de novembro de 2012

VEM agora tem rede com 350 pontos para recarga no Grande Recife.

 Expectativa é de chegar a 600 até o fim do primeiro semestre de 2013.


 Passageiros não vão precisar mais se deslocar ao centro do Recife.

Pontos de recarga serão sinalizados no Grande Recife (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
Pontos de recarga estão sinalizados no Grande Recife.
(Foto: Katherine Coutinho / G1)
 
  Recarregar o Vale Eletrônico Metropolitano, mais conhecido como VEM, se torna mais fácil para os moradores da Região Metropolitana do Recife. Após um período de teste entre julho e outubro, onde foram feitos 225 mil atendimentos, o Sindicato da Empresas de Ônibus de Pernambuco (Urbana-PE) lançou, nesta terça-feira (6), oficialmente, a rede credenciada para recarga de créditos do VEM.

  Antes, os usuários tinham de se dirigir até a Rua da Soledade para fazer a recarga do VEM Estudante e do VEM Comum. Com a parceria com a empresa paulistana Rede Ponto Certo, outros 350 locais de recarga vão funcionar na Região Metropolitana. "São pequenos estabelecimentos, lanchonetes, mercadinhos, que passam a fazer a recarga também do VEM. A dinâmica é muito parecida com a de recarga de celular, leva poucos instantes. A pessoa põe o cartão na máquina e recarrega", explica o presidente da Urbana PE, Luiz Fernando Bandeira de Mello.

  A rede credenciada tem a expectativa de chegar a 600 pontos de recarga até o fim do primeiro semestre de 2013. "Nós atendemos, por dia, cerca de 14 mil pessoas no posto da Rua Soledade, sendo 95% de recarga e aproximadamente 70% deles estudantes. Com isso, as pessoas não precisam mais se deslocar até o centro da cidade, podem fazer a recarga perto de casa", diz Mello.

  Os postos vão ser identificados com um adesivo 'Aqui tem VEM' e podem ser encontrados através do site do Vale Eletrônico Metropolitano, por onde já é possível fazer a recarga. "Quando você entra, tem um serviço de busca. Você põe o endereço e ele mostra um mapinha com os pontos mais próximos onde há a recarga", detalha o presidente da Urbana-PE.

  O presidente da Rede Ponto Certo, Alexandre Martins, explica que a escolha dos locais foi feita através de estudos, priorizando proximidade a pontos de ônibus e locais de grande fluxo de pessoas, visando descentralizar e facilitar a vida do consumidor. "São pontos de varejo. Você põe o cartão na plataforma, ele vai dar seu saldo e você diz quanto quer colocar. A máquina é que nem a de recarga de celular e cartão de crédito. Por sinal, você pode também fazer a recarga do celular", afirma Martins.

Alexandre Martins, da Rede Ponto Certo, e Fernando Bandeira, da Urbana-PE, apresentaram detalhes do sistma (Foto: Katherine Coutinho / G1) 
Alexandre Martins, da Rede Ponto Certo, e Fernando
Bandeira, da Urbana-PE. (Foto: Katherine Coutinho / G1)
 
  O sistema é integrado ao Grande Recife Consórcio de Transporte. A Urbana-PE é formada por 17 empresas, que operam aproximadamente 3 mil ônibus na Região Metropolitana do Recife.

  A rede credenciada está entre 11 cidades das 14 da RMR, segundo Martins. "A maioria das nossas operações são com estudantes, por isso priorizamos também faculdades e escolas. Fizemos 120 mil transações com estudantes somente em outubro deste ano", detalha o presidente da Rede Ponto Certo.
Os comerciantes interessados em participar e ter recarga de VEM podem entrar em contato com a rede através do site da empresa [redepontocerto.com.br].

  "Nós tiramos as grandes filas, a pessoa pode recarregar perto do trabalho, de casa, além de comprar outros produtos e recarregar celular. Isso fomenta também o varejo, melhora o comércio", acredita Martins. A empresa estuda também a possibilidade de, na metade do próximo ano, possibilitar a recarga do VEM através do celular. "Estamos estudando ainda", garante Martins.

Rede credenciada:
 
Abreu e Lima - 6 pontos
Cabo de Santo Agostinho - 6 pontos
Camaragibe - 4 pontos
Igarassu - 5 pontos
Ilha de Itamaracá - 6 pontos
Ipojuca - 4 pontos
Itapissuma - 2 pontos
Jaboatão - 65 pontos
Olinda - 55 pontos
Paulista - 36 pontos
Recife - 212 pontos


Do: G1/PE.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário