segunda-feira, 30 de julho de 2012

Em Paulista, polícia investiga troca de casas por voto.




Lista de eleitores cadastrados pelo vereador apreendida pela polícia (Rebeca Buarque/ Esp. DP/ D. A Press)
Lista de eleitores cadastrados pelo vereador  apreendida pela polícia
 A polícia está investigando a existência de um esquema de troca de casa por votos, em Paulista, Região Metropolitana do Recife. Um mandado de busca e apreensão foi cumprido, ontem, em um escritório mantido pelo candidato a vereador da cidade Vinícius Campos Filho (PSC). A decisão foi tomada pela juíza eleitoral Ana Carolina Fernandes Paiva, da 146ª Zona, com sede no município. 


 Em uma sala improvisada no Clube Caravelas, foram encontrados documentos e um computador, utilizado para fazer cadastros de eleitores interessados em ganhar uma casa que seria ofertada pelo Movimento das Famílias Sem Teto de Paulista. A entindade supostamente criada pelo postulante, segundo as investigações, não existe de fato. 


 Segundo das pessoas que preencheram o cadastro, quem desejasse ser beneficiado, deveria comparecer ao local e apresentar o CPF, RG e título de eleitor e, então, receber uma certificado de inscrição. Em troca, eles teriam que pagar uma taxa, com valores que variavam de R$50 a R$75 e prometer voto ao advogado e candidato a vereador do PSC Vinícius Campos Filho. De acordo com a investigação, mais de mil pessoas foram “cadastradas”. 
 
 O delegado da 2ª Chefia de Plantão de Paulista, Gilderley Alves, revelou que o material recolhido ainda será periciado e encaminhado para a juíza Ana Carolina. O candidato está sendo investigado por infrigir o Artigo 299 do Código Eleitoral, que prevê até quatro anos de reclusão, além de multa para quem oferecer, prometer ou receber, para si ou para outro, para obter ou dar voto. “Mesmo que o movimento social fosse verdadeiro, se o candidato peliteia um cargo eleitoral, ele tem que se afastar do movimento”, conclui o delegado.  
O candidato foi procurado pela redação do Diario de Pernambuco, mas não atendeu as ligações e nem deu retorno. 
Do: Pernambuco.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário