sábado, 4 de fevereiro de 2012

Filme pernambucano é premiado no Festival de Roterdã.


f892e305ae450acd586880f8a2acfaf2.jpg
Prêmio é oferecido em vários festivais de prestígio mundial, como Veneza, Berlim e Cannes
Foto: divulgação

Do Jornal do Commercio
O filme O som ao redor, estreia do cineasta pernambucano Kleber Mendonça Filho na direção de um longa-metragem de ficção, ganhou o prêmio da Federação Internacional de Críticos de Cinema (Fipresci) no Festival de Cinema de Roterdã. A obra teve a sua estreia mundial na última quarta-feira, na Holanda, e conquistou a plateia e a crítica especializada presente no festival.

O roteiro de O som ao redor foi desenvolvido com apoio do fundo Hubert Bals, oferecido pelo próprio festival holandês. O longa-metragem também foi agraciado com um prêmio para a pós-produção. Kleber Mendonça Filho, que trabalhou como crítico de cinema do Jornal do Commercio, havia exibidos outros trabalhos no festival holandês, como os curtas-metragens Vinil verde (2004) e Recife Frio (2010).

O prêmio da Fipresci é oferecido em vários festivais de prestígio mundial, como Veneza, Berlim, Toronto, Cannes e Locarno.

O som ao redor foi agraciado com o prêmio sob a justificativa: "Por evocar uma atmosfera de paranoia e ameaça por meio de um uso ambicioso do som e da fotografia".

A obra foi gravada em vários bairros do Recife, especialmente em Setubal, na Zona Sul da cidade. Com locações também na Zona da Mata de Pernambuco. O longa-metragem discute a cidade, temática já debatida pelo cineasta em filmes como Eletroméstica (2009) e o premiado Recife frio (2010) – que ganhou cerca de 40 prêmios nacionais e internacionais. Na trama, a vida de muitas habitantes de uma rua da Zona Sul tomam rumos inesperados, depois da chegada de um grupo de segurança privada.

O som ao redor traz no elenco os atores: Irandhir Santos (Tropa de Elite 2, Febre do Rato), Maeve Jinkings (Falsa Loura, Era Uma Vez Verônica), Gustavo Jahn (Os residentes), entre outros.
Fonte: NE 10.

Nenhum comentário:

Postar um comentário