sábado, 14 de janeiro de 2012

Circuito das Igrejas, em Itamaracá este ano.

A partir deste sábado, igrejas de Chã Grande, Goiana, Itapissuma e Itamaracá entram no roteiro de apresentações de orquestras sinfônicas e grupos do Conservatório Pernambucano de Música.

 

Jacques Waller

  A Secretaria de Turismo de Pernambuco (Setur-PE) ampliará o alcance do Circuito das Igrejas. Agora, mais quatro templos fora das cidades de Recife, Olinda e Jaboatão dos Guararapes foram incluídos no projeto. A partir deste sábado, igrejas de Chã Grande, Goiana, Itapissuma e Itamaracá entram  no circuito de apresentações de orquestras sinfônicas e grupos do Conservatório Pernambucano de Música.
Segundo a gestora da unidade de projetos especiais da Setur, Alinne Barbosa, as quatro igrejas foram inseridas no projeto, mas ainda não contam com monitoria para visitação. “Por enquanto, haverá apenas apresentações musicais, mas a próxima edição do projeto contará com um programa para receber visitantes nessas igrejas”, afirma. Os concertos acontecem sempre aos sábados ou domingos – dependendo da igreja –, sempre a partir das 17h.
O primeiro templo a abrir suas portas para o turismo será a Igreja Matriz de São José, no município de Chã Grande, Zona da Mata do Estado. Na ocasião, irá se apresentar o grupo Galho Seco, composto por jovens do Conservatório. Na programação, música contemporânea instrumental do Brasil. Na sequência, é a vez da Igreja São Gonçalo do Amarante, em Itapissuma, na Região Metropolitana do Recife (RMR). No dia 21, é a vez do grupo Octeto Brasilis tocar no palco criado na igreja.
Já no dia 28, o grupo Galho Seco volta a se apresentar, só que desta vez eles transferem o espetáculo para a ilha encantada. A apresentação acontecerá na Igreja Nossa Senhora do Pilar, em Itamaracá. No dia 3 de março, é a vez do Quarteto Encore tocar no Convento Santo Alberico dos Carmelitas, em Goiana.
Segundo Alinne Barbosa, além dessas quatro, a Igreja Matriz dos Santos Cosme e Damião, em Igarassu, também passará a contar com apresentações. O templo já fazia parte do projeto de monitoria, mas não contava com atrações musicais. A Matriz de Igarassu é a igreja mais antiga em funcionamento no Brasil. Ela foi fundada em 1535. Ainda não foi divulgada a data, nem o nome da atração que se apresentará por lá.
Completando o ciclo de concertos, a Igreja Nossa Senhora da Graça, também conhecida como Seminário de Olinda, receberá o grupo Txaimus. O show acontece no dia 11 de março. Outras 12 igrejas participam do circuito, mas contam apenas com o serviço de monitoria. Vale destacar que todas as igrejas participantes possuem rampas de acesso para pessoas com deficiência, além de programação em Braille.
PRÓXIMAS EDIÇÕES
O Circuito das Igrejas já está em sua terceira edição. Para a próxima versão do projeto, a Setur já planeja a inclusão de mais igrejas fora da capital e uma interiorização ainda maior dos shows e monitorias. “Mas ainda não podemos revelar quais são. Até porque não é qualquer igreja que pode fazer parte do circuito. Primeiro, o templo tem que ser secular. Depois, ele tem que possuir uma boa acústica um bom espaço para a acomodação das orquestras que se apresentarão no local”, conta Alinne.
Fonte: Jornal do Comercio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário