Pernambuco foi o estado nordestino que gerou mais emprego formal nos 11 meses do ano de 2011. De janeiro a novembro foram criados 91.085 postos de trabalho com carteira assinada, desempenho considerado o maior saldo da região. Os números são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgado hoje pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
Somente em novembro, foram criadas 5.135 vagas formais no estado. Os setores de comércio e serviços alavancaram as contratações no período. Recife é a terceira capital que mais contratou, com 6.176 vagas formais, aponta o Caged.
De acordo com a pesquisa, o Brasil gerou 42.735 vagas de empregos com carteira em novembro. Esse número é 69% menor do que o volume de empregos gerados no mesmo mês de 2010, quando foram preenchidas 138.247 vagas.
No acumulado de janeiro a novembro, o Caged mostrou a criação de 2,3 milhões de postos de trabalho em todo o país. O desempenho é menor que o mesmo período de 2010, quando foram abertos 2,9 milhões de postos.
Em relação a outubro, os dados demonstram, em novembro, uma redução no ritmo de crescimento do emprego. No mês anterior, foram geradas 126 mil vagas.
Trata-se do pior resultado para o mês, desde 2008, quando foram ocupadas 41 mil vagas formais. Em 2008, o Brasil sentia os primeiros efeitos da crise financeira internacional, com a concordata do banco norte-americano Lehman Brothers, ocorrida em setembro daquele ano.
Fonte: Pernambuco.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário