quarta-feira, 21 de dezembro de 2011


Recife é a terceira cidade do Brasil que mais gera emprego, diz Ministério


No mês de novembro, cidade teve um saldo de 6.176 oportunidades.
Pernambuco ficou na liderança do Nordeste. Petrolina teve saldo negativo.


 Os dados divulgados nesta terça-feira (20) pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho, apontam a capital pernambucana como a terceira cidade que mais gerou empregos no país no mês de novembro. O Recife teve um saldo de 6.176 empregos (diferença entre contratações e demissões), perdendo apenas para o Rio de Janeiro e São Paulo no ranking nacional. Os setores responsáveis pela grande quantidade gerada de postos de trabalho são os de serviço e comércio, que, juntos, ofereceram 5.866 vagas.


A capital pernambucana figurou como a cidade do Nordeste que mais criou empregos, na frente de cidades mais populosas e com um Produto Interno Bruto (PIB) maior, como Fortaleza (CE) e Salvador (BA). No acumulado ano de 2012, a cidade aponta um saldo de 34.701 empregos. Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife, também aparece no ranking das cinquenta cidades mais geradoras de vagas em novembro, com 681 oportunidades.

No Recife, nem todos os setores apontaram crescimento positivo em novembro. A quantidade de empregos nas áreas de Administração Pública e Agropecuária recuou na cidade, mas foi superada pelas contratações em outros setores.

Pernambuco

O estado de Pernambuco também é o estado do Nordeste que mais gerou empregos em novembro. O estado teve um saldo 5.135 vagas. No ranking nacional, o estado ficou em sexto lugar, atrás de Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Minas Gerais e Paraná.

Negativo
O destaque negativo nacional em novembro também ficou para uma cidade pernambucana. Petrolina, no Sertão de São Francisco, teve um saldo negativo de 2.847. O setor da agropecuária, muito presente na região, foi o principal responsável pelo número.

Fonte: G1/pe

Nenhum comentário:

Postar um comentário