sexta-feira, 19 de fevereiro de 2016

Árvores cortadas no Sítio Histórico de Igarassu



Na manhã desta quinta-feira, dia 18 de fevereiro recebi diversas mensagens de moradores da cidade relatando a derrubada de várias árvores nos arredores do Banco Santander, situado na praça São Sebastião, Sitio Histórico de Igarassu

Em contato com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, fui informado que a gerencia do referido banco solicitou a remoção de uma única árvore, um fruta pão localizado no estacionamento público ao lado do Centro de Artes de Igarassu, que segundo informações ameaçava tombar para cima dos clientes do banco.  

A secretaria emitiu parecer favorável para retirada da árvore, em compensação do plantio de uma outra espécie de árvore que não causa-se risco a população.

Entretanto foi constatado que outras árvores localizadas numa área pública entre o Banco Santander e a Creche Tia Jane haviam sido derrubadas sem autorização, caracterizando uma retirada ilegal. Vale salientar que no local existe um oitizeiro, árvore nativa do Brasil, que sofreu uma poda irregular.

Em conversa com cidadãos que circulam diariamente pelo Sitio Histórico de Igarassu, relataram que esta semana houveram outras árvores cortadas na cidade. Constatamos que assim que as árvores são derrubadas, um caminhão sem identificação retira toda a madeira do local, com um destino desconhecido. Estou em busca de novas informações para saber porque estão retirando tantas árvores em nossa cidade. 


Do: Fernando Melo Igarassu / PE

sábado, 13 de fevereiro de 2016

Homem morre decapitado em Jaguaribe



 Um homem de nome Adeildo Francisco de Albuquerque, com 40 anos de idade, residente em Paudalho-PE, que junto com outras pessoas daquela cidade, alugaram uma casa em Jaguaribe para comercialiazar amendoins e outras mercadorias nos bares e nas praias da ilha, foi morto a golpes de foice.

 No dia 12/02/2016 por volta das 11:00 horas o Adeildo estava bebendo no bar da mídia juntamente com um popular conhecido apenas por "tô na área" houve um desentendimento e os dois brigaram e depois da entrada da turma do deixa disso o "tô na área" saiu do local. A vítima permaneceu no bar e quando foi por volta das 16:00 horas o "tô na área" retornou na garupa de uma cinquentinha shineray armado com uma foice e foi pra cima da vítima efetuando diversos golpes com a foice, decapitando a vítima, tomando destino ignorado desde então.

 Segundo informações o que motivou o crime foi o fato da vítima ter dito ao criminoso que teria mantido relações sexuais com a esposa dele, o que gerou a confusão e depois o homicídio.

Foto: Watswapp

Foto: Watswapp


Do: Itamaracá em foco.

Instituto Walmart seleciona jovens para a Escola Social do Varejo no Recife.

Estão abertas as inscrições para novas turmas da Escola Social do Varejo (ESV) em Recife. A ESV, programa do Instituto Walmart em parceria com o Instituto Aliança, prepara jovens para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. As inscrições vão até o dia 04 de março e podem participar da seleção jovens de 17 a 24 anos, que estejam cursando o terceiro ano ou que já tenham concluído o Ensino Médio na rede pública. São oferecidas 50 vagas para período matutino, das 8h às 12h, e outras 50 para o período vespertino, das 13:30h às 17:30h. O início das aulas está previsto para o dia 15 de março.

A duração da qualificação profissional é de 300 horas, composta por aulas teóricas e práticas, e durante a realização da formação são oferecidos material didático, uniforme, alimentação e auxílio-transporte. O certificado será emitido pela Universidade Estadual do Ceará, como curso de extensão. Após a etapa de formação, os jovens recebem apoio e orientação para se colocarem no mercado de trabalho.

Em cinco anos, a Escola Social do Varejo já foi responsável por formar mais de 10 mil jovens. Cerca de 80% dos jovens que concluem a ESV ingressam em oportunidades efetivas de emprego ou em vagas de aprendizagem em empresas de médio e grande porte.

Como participar - As inscrições podem ser feitas, até o dia 04 de março, online pelo Facebook: www.facebook/esvpe . Informações pelos telefones:  (81) 87388120,  (81) 95212133, (81) 998385434, (81) 995053954.

A Escola Social do Varejo

A Escola Social do Varejo foi criada pelo Instituto Walmart, em parceria com o Instituto Aliança, e tem como objetivo promover a formação profissional de jovens de várias partes do país para o mundo do trabalho, com foco no segmento varejista. Os participantes são prioritariamente aqueles que estejam cursando o ensino médio ou que já tenham concluído na rede pública e tenham renda familiar de até dois salários mínimos.

O Instituto Walmart acredita que a ponte entre a escola e o mundo do trabalho deve começar a ser construída de forma integrada ao Ensino Médio e disponibiliza para redes públicas de ensino a metodologia da Escola Social do Varejo, que pode ser adaptada às diferentes realidades nos Estados. Desde 2010, já foram desenvolvidas experiências integradas ao Ensino Médio em quatro Estados brasileiros em parceria com Secretarias Estaduais de Educação.

Da: Andreza Vasconcelos