sábado, 12 de setembro de 2015

Bichos: Perigo voador.

Pesquisa: avanço do Aedes aegypti ameaça pets com verme do coração.

O mosquito causador da dengue, zika e chikungunya não tem se revelado apenas um perigo para os humanos. Uma pesquisa realizada por um pool de especialistas na área de veterinária e zootecnia e pelo laboratório Zoetis mostrou que, só nas regiões litorâneas da Bahia, cerca de 20% dos cães são vítimas de uma doença parasitária provocada pela picada desses mosquitos que infectam o animal com a dirofilariose, conhecida como verme do coração (Dirofilaria immitis) que se alojam no coração e nas artérias pulmonares dos cães e gatos.

Ilustração: Correio Gráficos
De acordo com a pesquisadora Norma Labarthe, da Fundação Oswaldo Cruz e uma das responsáveis pelo estudo, em Salvador, o número de animais atingidos passou de 5% para 20%. “Esse tipo de parasitose era muito comum até o início de 2000 e depois desapareceu a ponto de registrarmos apenas 2% de casos, no entanto, o avanço dos mosquitos Culex e Aedes terminou propiciando um crescimento nos casos da doença em cães”, diz.
Os exames que identificaram casos de dirofilariose também foram feitos em outras áreas litorâneas do país como Florinópolis, Recife, Itamaracá,Guarapari, Cabo Frio, Rio de Janeiro, entre outros, e os resultados foram alarmantes. “Só em Búzio, litoral fluminense, a incidência da parasitose estava em 60% dos animais”, esclarece a pesquisadora.
Para a veterinária, os resultados do estudo servem como alerta importante não apenas para os profissionais de saúde, mas para os guardadores de cães. “Infelizmente, não há tratamento contra a dirofilariose e a saída para evitar a contaminação reside na prevenção”, esclarece. Norma Labarthe faz questão de ressaltar que, no início, a doença é silenciosa, mas que, aos poucos, o animal vai ficando menos ativo, perdendo peso, apresenta quadros de tosse e falta de ar, ampliando a insuficiência cardíaca. “Tem gente que chega a pensar que o cão está apenas envelhecendo e esquece de verificar a verme do coração”, pontua.
O veterinário e gerente técnico da unidade de animais de companhia da Zoetis, Alexandre Merlo, lembra que o diagnóstico do verme do coração deve ser feito por meio de um exame de sangue. “O teste é simples, mas o controle da doença é complicado, porque exige a contenção do vetor, que é o mosquito”, esclarece, destacando que a parasitose não é transmitida por lambedura ou fezes, apenas pela mordedura do mosquito.
Além dos cuidados que já são adotados para combater o inseto, que também infecta humanos com viroses, o veterinário chama atenção para um lançamento da Zoetis: o antiparasitário Revolution, que pode ser usado em animais a partir de seis semanas de idade. “Além de combater a dirofilariose, Revolution também age contra vermes intestinais, sarna de ouvido, sarna sarcóptica, piolhos, pulgas e carrapatos”, diz. O veterinário explica que a medicação age com uma aplicação mensal sobre a pele do pescoço. O produto é absorvido cerca de duas horas após o uso e, logo após a secagem do produto, o animal já pode voltar ao convívio familiar. “O Revolution é um medicamento e não um inseticida”, faz questão frisar, ressaltando que o produto pode ser usado após o banho.
Melhores amigos - Buko: o sedutor traquina

Buko exige atenção total da ‘mãe’ humana, que se declara apaixonada (Foto: Arquivo pessoal)











Esse enigmático felino de olhos azuis se chama Buko, uma homenagem ao escritor Charles Bukowski, uma vez que, segundo a guardadora do felino, ele também é bem safado. Com cinco meses, ele chegou à casa de Francis de Oliveira há dois meses, depois que um amigo ofereceu a companhia, que havia sido encontrado na rua. “Estava sujinho, com carrapatos, feridinhas e pulgas, o que deu a entender que não estava perdido e sim abandonado”, conta, destacando que quando viu as fotos do filhotinho com cara de medo e aqueles olhinhos azuis pedindo carinho não pensou duas vezes. “Fiquei com medo de perder a chance, mas fui busca-lo assim que pude e a partir daí minha vida mudou”, conta. O pequeno é ávido, esperto, mas também é dócil, amável e adora um colo. O peludinho adora rasgar papéis e mexer em plásticos.
NOTAS
Competição de groomers
No próximo dia 13, Salvador sediará o 1º Campeonato de Tosa LCB Estética Pet. O evento  será realizado no Shopping Paralela  e contará com a participação do juíz Sérgio Villasanti.Serão dez tosadores (groomers) que trabalharão sobre diversas raças de cães. Os melhores participam da etapa final em São Paulo e o ganhador irá para Milão, na Itália. O regulamento está disponível no site do LCB Estética Pet.O objetivo da competição é estimular os profissionais da área para mostrarem a arte.
Cartilha pró Pets
Para orientar quem já tem ou pretende ter um animal de estimação, a Proteste Associação de Consumidores está lançando a Cartilha do Pet. O lançamento alerta que, antes de se levar para casa um animal, é fundamental conhecer e saber que os cuidados duram toda uma vida. Acesse o site em smartphones e confira informações exclusivas sobre Direito do Consumidor:www.proteste.org.br/institucional.
Boa para cachorros
O Brasil já conta com a primeira cervejaria criada exclusivamente para animais de estimação: a Dog Beer. Até então, a cerveja para pet era produzida pelo Senai em uma cervejaria artesanal humana adaptada.A nova estrutura possui uma capacidade produtiva de 7 mil garrafas ao dia e 100% da produção do petisco líquido - que não leva álcool e gás carbônico, substâncias que trazem danos à saúde dos animais. A Dog Beer está disponível em unidades de 355 ml e o preço médio do produto é de R$ 9,99.

Do Jornal Correio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário