sábado, 16 de maio de 2015

Mesmo a passos lentos, Corredor Norte-Sul avança: duas novas linhas entrarão em operação.


Fotos: Guga Matos/JC Imagem
Foto: Guga Matos/JC Imagem

Mesmo a passos lentos, o sistema BRT (Bus Rapid Transit) da Região Metropolitana do Recife, batizado de Via Livre, vai se compondo e passa a alcançar 60% da sua capacidade operacional. A partir deste sábado (16/5) começará a funcionar mais duas linhas do Corredor Norte-Sul, com 33 quilômetros ligando a capital a Igarassu, no extremo norte do Grande Recife. A linha 1946 ligará o TI de Igarassu ao Cais do Apolo, enquanto a linha 1976 fará a mesma conexão a partir do Terminal Pelópidas Silveira, no entroncamento da PE-22 com a PE-15, em Paulista. Com o reforço, serão mais 32 BRTs para fazer o Norte–Sul transportar 45 mil passageiros por dia.

Outra boa notícia para os passageiros que utilizam o sistema ou terão a oportunidade de começar a utilizá-lo é o início da operação de quatro novas estações, todas no Centro do Recife. São elas: Estação Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Dantas Barreto (esquina com a Avenida Nossa Senhora do Carmo); Estação Maurício de Nassau, situada na Avenida Martins de Barros (cruzamento com a Rua 1º de Março); Estação Forte do Brum, situada em frente à Prefeitura do Recife (Cais do Apolo); e Estação Istmo do Recife, localizada em frente à sede da Polícia Federal (também no Cais do Apolo).

Com a nova operação, o Corredor Norte–Sul, que deveria estar pronto desde o fim de 2013, consegue compensar um pouco os atrasos do projeto. Passará a ter 20 estações em operação das 25 previstas, quatro linhas das oito programadas e 58 BRTs rodando dos 88 veículos comprados pelo Conorte, o consórcio que opera o corredor, formado pelas empresas Itamaracá, Cidade Alta e Rodotur. “Ficarão faltando duas linhas a partir do Terminal Abreu e Lima, que ainda está em obras (uma para o Cais do Apolo e outra para a Dantas Barreto), uma saindo da PE-15 também para o Cais do Apolo e outra do TI Igarassu para a Dantas Barreto. Para compensar a ausência das linhas, as duas novas irão entrar nos TIs de Pelópidas e da PE-15”, explicou André Melibeu, diretor de operações do Grande Recife Consórcio de Transporte.

Com as duas novas linhas, apenas 30 dos 88 BRTs adquiridos continuam parados. Foto: Roberta Soares
Com as duas novas linhas, apenas 30 dos 88 BRTs adquiridos continuam parados. Foto: Roberta Soares

As linhas já em operação:

* 1915 – PE-15 (Dantas Barreto)
* 1979 – TI Pelópidas (Dantas Barreto) (deixará de operar nos finais de semana e circulará de segunda a sexta, das 5h30 às 22h30)


As novas linhas:

1946 – TI Igarassu (PCR)
1976 – TI Pelópidas (PCR)

As estações em funcionamento:


José de Alencar, Hospital Central, São Salvador do Mundo (Paulista), Cidade Tabajara, Jupirá, Aloísio Magalhães, Bultrins, Quartel, Sítio Histórico, Mathias de Albuquerque, Kennedy (Olinda), Tacaruna, Santa Casa da Misericórdia, Treze de Maio, Riachuelo e Praça da República (Recife)

As estações que entrarão em operação:

Estação Nossa Senhora do Carmo, localizada na Avenida Dantas Barreto (esquina com a Avenida Nossa Senhora do Carmo); Estação Maurício de Nassau, situada na Avenida Martins de Barros (cruzamento com a Rua 1º de Março); Estação Forte do Brum, situada em frente à Prefeitura do Recife (Cais do Apolo); e Estação Istmo do Recife, localizada em frente à sede da Polícia Federal (também no Cais do Apolo).

Do: JC Online.

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