Programa foi lançado em 2013 em parceria com o Sistema S e ofertou, durante seis meses, cursos voltados a atender demandas de projetos em operação ou previstos para aportar no município.
Com o objetivo de fortalecer as ações de qualificação profissional no município de Itapissuma e seu entorno, a Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Trabalho e Qualificação (Sempetq), do Governo de Pernambuco, anunciou, ontem (22), uma parceria com a prefeitura local para relançamento do programa Qualifica Itapissuma, no auditório da Agência de Desenvolvimento Econômico de Pernambuco (AD Diper).
O programa foi inicialmente lançado em 2013 pela prefeitura, em parceria com o Sistema S, e ofertou, durante seis meses, cursos voltados a atender as demandas dos empreendimentos já em operação ou previstos para aportar no município, especialmente na indústria de bebidas. Segundo o prefeito Cal Volia, os resultados alcançados e a perspectiva de chegada de novas empresas de grande porte ao município, como parte do polo automotivo e do setor de produtos de limpeza, incentivaram a formalização de uma parceria com o Governo do Estado. “A gente entra nas cervejarias e sente a presença do povo de Itapissuma. Quando se emprega uma pessoa da região, diminuem os custos de deslocamento”, disse.
A nova formatação do Qualifica Itapissuma, desta vez com o apoio do Governo do Estado, está estruturada não só na captação de demandas das empresas por mão de obra qualificada, como também prevê ações de reforço escolar com foco no raciocínio lógico, português e matemática, para ampliar a inserção dos jovens no mercado de trabalho e combater a evasão. O novo formato do programa contará também com oficinas de orientação profissional, de modo a preparar o munícipe de Itapissuma para os novos processos de trabalho, principalmente no âmbito industrial.
Como forma de incentivar o empreendedorismo, também estarão disponíveis ações de qualificação para micro e pequenos empreendedores locais, que incluem orientações de acesso ao crédito pela Agência de Fomento do Estado de Pernambuco (Agefepe).
“O programa é pioneiro. Queremos fazer um planejamento para transformar a cadeia produtiva de Itapissuma, com mão de obra qualificada, e aumentar a quantidade de micro e pequenas empresas formalizadas, o que vai refletir no crescimento do número de carteiras de trabalho” afirmou o secretário executivo de Trabalho e Qualificação, Paulo Muniz.
Segundo Muniz, reuniões com empresas demandantes de mão de obra e entidades ligadas à educação profissional serão realizadas a partir da próxima semana, para constituição de planejamento de ações, banco de dados e montagem de cronograma de cursos. Uma comissão de formação profissional será criada para monitorar o programa, com participação da prefeitura de Itapissuma, Governo do Estado, representantes de empresas e de entidades do Sistema S.
Do: Pernambuco.com.
Nenhum comentário:
Postar um comentário