“Fontinho” não tinha nenhuma enfermidade a não ser os ferimentos causados pelo disparo.
Foto: Divulgação
Relatório será entregue à PF
Nesta terça-feira (4), o Instituto de Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) divulgou o relatório da necropsia do peixe-boi identificado como “Fontinho” realizada em 28/10 em Itamaracá-PE no Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Aquáticos (CMA).
O animal tinha fraturas múltiplas no crânio, nas vértebras cervicais, na mandíbula, no maxilar, no úmero e em algumas costelas. As perfurações provocadas pelo ferimento de bala foram no pescoço e na região dorsal da cabeça.
O relatório da necropsia, assinado pela médica veterinária Gláucia Pereira de Sousa do ICMBIO, conclui que o peixe-boi não apresentava nenhuma enfermidade além do que foi causado pelo disparo.
Segundo o Instituto, “um objeto perfurou com grande impacto e velocidade a superfície dorsal da cabeça do peixe-boi, na região da base do osso occipital, a ponto de quebrar diversos ossos, provocando uma ruptura evaginante na pele, na parte ventral do pescoço”.
A causa da morte, conforme o relatório do ICMBio, foi o tiro de arma de fogo que atravessou a cabeça do animal. O instituto considera o fato uma ação criminosa contra uma espécie ameaçada de extinção.
O relatório, bem como as informações colhidas com populares da região da Barra de Santo Antônio, onde o animal foi encontrado sem vida, serão encaminhados para a Polícia Federal, responsável pela investigação do caso.
Do: Tribuna Hoje.
Nenhum comentário:
Postar um comentário