quinta-feira, 8 de maio de 2014

Ataques de escorpiões aumentam no período das chuvas.


f7a7e3eccd66b922d9c1f31456e7c339.jpg
Aparecimento de escorpiões aumenta no período de chuvas
Foto: Internet




  O período de chuvas já chegou ao Grande Recife e com ele visitantes indesejáveis: os escorpiões. Só em 2013 foram registrados 820 casos de ataque de escorpião em todo o Estado. O acúmulo de lixo nos esgotos e galerias é o principal responsável pelo aumento na incidência de acidentes.

  Basta chover para os esgotos e galerias entupidos de lixo transbordarem, expulsando os aracnídeos de seu habitat. Eles acabam migrando para as residência através das tubulações, oferecendo riscos aos moradores.

  Os apartamentos mais altos não estão longe do problema. De acordo com o biólogo Pedro de Lima, do Centro de Assistência Toxicológica de Pernambuco (Ceatox-PE), a caixa de gordura dos edifícios sem manutenção adequada também viram porta de acesso, fazendo os escorpiões entrarem pelos ralos dos banheiros.

  PREVENÇÃO - Limpeza continua sendo a melhor forma de prevenção, tanto das galerias, que são de responsabilidade da prefeitura, quanto das caixas de esgotos e fossas dentro das residências. Colocar veneno para prevenção não é indicado pelo Ministério da Saúde. O veneno não irá matar os escorpiões e sim as baratas (alimento dos aracnídeos), fazendo eles se deslocarem para outras casas.

  Um fato curioso observado pelo Ceatox é que criar galinhas em casa evita o surgimento do aracnídeo, pois elas são predadores naturais. Porém, nos grandes centros são poucas as casas que têm local suficiente para criar aves.




  TRATAMENTO - No caso de picada, a pessoa deve se dirigir ao posto de saúde ou UPA (Unidade de Pronto Atendimento) mais próximo. O tratamento utilizado em adultos e idosos é a administração de analgésicos e bolsa térmica no local da picada.

  Nas crianças, o atendimento precisa ser feito o mais rapidamente possível. Espécie de escorpião mais comum em Pernambuco, a Tityus sitgmurus possui um veneno que oferece risco de morte aos pequenos. Numa situação como essa, os pais ou responsáveis precisam levar diretamento ao Hospital da Restauração, local de referência no Recife e que possui o soro antiescorpiônico. No Estado, ainda existem 26 pontos de atendimento que fazem a medicação com o soro.
HOSPITAIS EM PERNAMBUCO QUE POSSUEM SORO ANTIESCORPIÔNICO
Afogados da IngazeiraHospital Regional Maria Emília Câmara
AfrânioHospital Maria de Coelho Cavalcanti Rodrigues
AraripinaHospital e Maternidade Santa Maria
ArcoverdeHospital e Policlínica Rui de Barros Correia
Belém de São FranciscoHospital Dr. José Alventino de Lima
BetâniaUnidade Mista Professor Alcides Ferreira Lima
CabrobóHospital Dr. Arnaldo Vasconcelos de Alencar
CaruaruHospital Regional do Agreste
CustódiaUnidade Mista Elizabete Barbosa
FlorestaHospital Álvaro Ferraz
GaranhunsHospital Dom Moura
LimoeiroHospital Regional de Limoeiro
OuricuriHospital Regional Fernando Bezerra
PalmaresHospital Regional de Palmares
ParnamirimUnidade Mista Raimunda de S.B cabral
PetrolinaHospital Universitário de Petrolina
SalgueiroHospital Regional Inácio de Sá
Santa Maria da Boa VistaHospital Monsenhor Antônio Sampaio
São José do BelmonteUnidade Mista Auta Magalhães
São José do EgitoUnidade Mista Maria Rafael de Siqueira
Serra talhadaHospital Professor Agamenon Magalhães
TabiraHospital Maria Gayão Pessoa Guerra


CAMPANHA EDUCATIVA - A Secretaria de Saúde de Pernambuco lançou nesta quarta-feira (7) o projeto "O Cordel Encantado a Prevenção". A publicação terá cinco cartilhas em forma de cordel para orientar a população sobre acidentes com animais peçonhentos, inclusive escorpiões. O material de divulgação está disponível no site da secretaria.
Prevenção contra escorpiões ganhou cordel especial

Ainda neste mês, as cartilhas serão distribuídas nas escolas estaduais do Recife. A intenção é que os estudantes sejam mutiplicadores das informações em suas comunidades. O mesmo material também será utilizados para capacitar agentes comunitários de saúde (ACS), agentes de saúde ambiental e controle de endemias (Asaces), enfermeiros e médicos.

SERVIÇO:

CENTRAL DO CEATOX 
Telefone: 0800 722 6001

Do: NE 10.


Nenhum comentário:

Postar um comentário