sexta-feira, 23 de maio de 2014

Aeródromo Coroa do Avião é inaugurado em Igarassu.

LJA_5601
  No intuito de atender à demanda de viagens aéreas de empresas de todo o país, o Aeródromo Coroa do Avião foi inaugurado, nesta quinta-feira (22), com a presença do ministro-chefe da Secretaria de Aviação Civil, Moreira Franco. Localizado em Igarassu, a 23 quilômetros do Recife, o espaço de 90 hectares se torna o primeiro aeródromo privado do país em funcionamento.

 Até o final de 2013, aeródromos não tinham a permissão de serem explorados comercialmente, ou seja, proprietários não poderiam cobrar pelos serviços. Com a outorga da Aviação Civil, ofertas como alugueis de hangares para estacionamento e voos a partir do aeródromo serão comercializados. Na Coroa do Avião, a empresa responsável pelo empreendimento é a Gran Marco Construtora.

  O local estava em operação preliminar desde setembro de 2102, com serviços específicos de alojamento de aeronaves. Com a homologação, as demais atividades de pousos e decolagens terão início. De acordo com um dos sócios da Gran Marco Construtora, Francisco Oliveira, a empreitada é uma novidade para todos. “A coisa é tão nova que nem nós mesmos estamos entendendo direito, porque somos os primeiros, não temos de quem copiar”.

  Oliveira aponta que o novo espaço auxiliará o tráfego aéreo em Pernambuco, por diversos fatores. “Sabemos que há carência no Estado, o Aeroporto dos Guararapes está saturado, o Aeroclube fechou as portas. Começamos, hoje, a divulgação para que toda a população tome conhecimento”, explicou.

  Para o ministro Moreira Franco, o investimento traz modernização à infra-estrutura da aviação no país e o os aeródromos privados são uma saída contra a superlotação nos aeroportos públicos brasileiros. “Aviões executivos utilizam a mesma pista dos voos comuns. O Brasil tem a segunda maior frota do mundo e não temos aeroportos suficientes para atender as demandas. Avião se tornou transporte coletivo e em pouco tempo será um transporte de mansa, portanto a importância da outorga dos aeródromos executivos”, mencionou Franco.

  Além da autorização do funcionamento do Aeródromo Coroa do Avião, o Ministério da Aviação Civil investirá aproximadamente 270 milhões na requalificação dos aeroportos existentes em Pernambuco. O governador de Pernambuco, João Lyra Neto, exaltou que o novo equipamento irá aumentar o número de viagens na região e despertará “um grande desenvolvimento para a Zona da Mata Norte de Pernambuco, gerando mais empregos e melhores condições de vida ao nosso povo brasileiro”.

  Estrutura – A nova pista do Aeródromo Coroa do Avião tem 1.281 metros de comprimento por 30 metros de largura. A expectativa é de que haja ainda uma ampliação para 1600 metros de comprimento. O espaço permite o abrigo de aviões, jatos executivos, helicópteros. Segundo a Gran Marco, a média é de 60 pousos e decolagens por mês.

  Há cinco hangares, cada um com mil metros e capacidade para comportar de seis a nove aeronaves de médio porte. O projeto ainda prevê a instalação de dez hangares de três mil metros cada, além de mais 22 hangares de mil metros e outros oito e 540 metros cada. São também previstos  a construção de um terminal de passageiros, um centro de manutenção e uma espaço para cursos e treinamentos na área de aviação. 
Do: Leia Já.

Nenhum comentário:

Postar um comentário